No passado dia 9 de março realizou-se, no anfiteatro da Escola Secundária de Carregal do Sal, uma palestra sobre sexualidade destinada aos alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, iniciativa promovida pelos alunos do 12º ano da disciplina de Biologia, sob orientação da Professora Natércia Ferreira.
A sessão, que decorreu entre as 11:35h e as 13:00h, teve como principais objetivos sensibilizar os alunos para as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), informá-los sobre os diversos métodos contracetivos e sobre a morfologia e funções dos sistemas reprodutores feminino e masculino.
Assim, recorrendo às respostas dadas num inquérito anteriormente realizado, os alunos Filipe Lourenço e Telmo Cordeiro apresentaram um PowerPoint em que questionaram os jovens acerca dos seus conhecimentos sobre o sistema reprodutor masculino e convidaram-nos a fazerem um Kahoot, com a finalidade de consolidar o que foi explicado antes, de uma maneira lúdica e divertida.
A aluna Carolina Amaral e a professora de Biologia explicaram, ainda, a morfologia e as funções do sistema reprodutor feminino, realizando uma atividade na qual os alunos faziam a correspondência entre os órgãos do sistema em questão e as respetivas funções.
De seguida, os alunos António Sérgio, José Teixeira e Rui Santos apresentaram os métodos contracetivos e as DST, com o recurso a vídeos e imagens.
“Dá e recebe três assinaturas” foi a atividade interativa mais complexa e tinha como objetivo mostrar a facilidade da propagação das DST e a importância do uso dos métodos contracetivos. Consistia em receber e dar três assinaturas, que simbolizavam as relações sexuais. Nesta atividade, uma pessoa usava preservativo, logo não corria o risco de apanhar alguma DST e outras pessoas tinham o poder de decidir se faziam ou não o que estava no quadro interativo, mostrando que os jovens não devem ceder a pressões de outrem.
Tratando-se de uma sessão de esclarecimento e sensibilização sobre a temática da sexualidade, foi dada a possibilidade aos participantes de colocarem dúvidas, de forma direta ou numa caixa “secreta”, respondidas no fim da iniciativa. Podemos considerar que o balanço desta atividade é muito positivo, pela aprendizagem e reflexão entre pares proporcionadas.
Alexandre Oliveira, Íris Nunes e Laís Oliveira, 9ºC