O Instituto Padre António Vieira (IPAV) é uma associação cívica sem fins lucrativos, que tem por missão a promoção da dignidade humana, através da especialização na dinamização da cultura colaborativa e na promoção da “unidade na diversidade”.
É com base nesses objetivos que o IPAV desenvolve vários projetos, entre os quais a Academia de Líderes Ubuntu Escolas, um programa de educação não-formal, de capacitação, destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Malala Yousafzai ou Martin Luther King.
O método da Academia de Líderes Ubuntu parte da filosofia de origem africana ‘Ubuntu’, traduzida na expressão ‘Eu sou porque tu És’. Inspirada na promoção da ‘Ética do Cuidado’ e na capacitação de ‘Construtores de Pontes’ e de ‘Líderes Servidores’, trabalha cinco pilares essenciais: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço. Desta forma, a Academia de Líderes Ubuntu visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos e das participantes, capacitando-os/as como agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma comunidade mais participativa, justa e solidária.
Pelo terceiro ano, ocorreu esta formação no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. Foram cinco dias intensivos, de 18 a 22 de março, onde participaram 21 alunos do 10º ano, os quais foram acompanhados pela equipa de educadoras da escola.
O Agrupamento de Escolas acredita que este projeto é uma oportunidade chave para o crescimento e desenvolvimento de competências dos alunos, por suscitar um potencial impacto no percurso pessoal e escolar dos participantes.
Equipa de Educadoras Ubuntu do AE de Carregal do Sal