Recolha de bens para a Ucrânia dinamizada pelos alunos dos 11ºA e 11ºB

NO LUGAR DA INDIFERENÇA SEMEIA-SE A EMPATIA

Face aos recentes acontecimentos na Ucrânia, num elevado exercício de empatia, de proatividade e de cidadania, um grupo de alunos das turmas do 11ºA, a que se juntaram colegas do 11ºB, do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, entenderam não poder permanecer na indiferença e agir.

Com o objetivo de chegar o mais rápido possível e a um maior número de pessoas que estejam na Ucrânia ou nas suas fonteiras, desprovidas de bens básicos, organizaram-se em menos de 48 horas, em sintonia com uma outra ação dinamizada pelo Agrupamento de Escolas neste mesmo âmbito, e reuniram as condições para realizar uma angariação de bens na loja do Pingo Doce de Carregal do Sal.

Esta ação teve lugar no sábado, dia 5 de março, e contou com a colaboração dos alunos promotores da iniciativa e de alguns professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação.

Este grupo de alunos conseguiu juntar, em grande quantidade, produtos de higiene (pensos higiénicos, fraldas para crianças e idosos, toalhitas, pasta de dentes, escovas de dentes, papel higiénico, máscaras, luvas, gel de banho, shampoo); medicamentos não sujeitos a receita médica (paracetamol, ibuprofeno, pomada para queimaduras); material de primeiros socorros (pensos, ligaduras, compressas, álcool, soro fisiológico, betadine) e bens alimentares não perecíveis (enlatados, sopas rápidas, leite em pó, água, leite).

Na tarde de dia 7 de março uma pequena representação dos alunos acompanhados por uma professora, com a preciosa colaboração do Sr. Nuno Dias da empresa Loureiro & Dias Lda., que cedeu o transporte, deslocou-se ao ponto de recolha com quem havia estabelecido contacto prévio, na Associação Desportiva Recreativa e Cultural do Cimo do Povo-Nelas (https://www.facebook.com/adrccimodopovonelas) onde deixou todos os bens, com exceção dos medicamentos que foram entregues na Câmara Municipal de Carregal do Sal que também os está a recolher para o mesmo fim.

Foi uma experiência de elevada riqueza humana e que mostrou o quão está disponível esta geração para experienciar a solidariedade de forma genuína e altruísta. Esta iniciativa, tendo partido dos alunos das 2 turmas do 11º ano, aponta para o futuro sinais de esperança. Fica claro que para eles no lugar da indiferença semeia-se a empatia e o serviço.

Os alunos agradecem às inúmeras pessoas que colaboraram e ao Pingo Doce, que prontamente cedeu o espaço para realizar a campanha.

Os alunos participantes do 11ºA e 11ºB

Partilhar este artigo.