Mais uma semana fantástica em mobilidade Erasmus+ no âmbito do projeto “Don’t be Cyber Bully, be Aware”, desta vez num país que tão bem nos acolheu, a Bulgária.
A semana iniciou em beleza com a visita à maravilhosa cidade de Sófia, uma das cidades mais antigas da Europa. Os monumentos da cidade refletem bem esses mais de 2.000 anos de história… A Catedral de Alexandre Nevsky, o cartão postal de Sófia e uma das maiores igrejas ortodoxas da Europa, a Igreja Russa de São Nicolau, uma igreja de beleza singular, as ruínas da estação Serdika, a Mesquita Banya Bashi, o Palácio Nacional de Cultura foram alguns dos locais visitados. Percorremos ainda a Avenida Vitosha, de onde pudemos avistar a Montanha Vitosha que “abraça” a capital da Bulgária.
A caminho de Gotse Delchev, o nosso destino final, tivemos o privilégio de visitar o singular, mágico e imponente Mosteiro de Rila, um símbolo da cultura, da história e do património e o maior conjunto arquitetónico da Igreja Ortodoxa na Bulgária. Fica situado nas montanhas e a paisagem envolvente é igualmente magnífica.
No segundo dia desta nossa aventura, fomos muito bem recebidos/as na escola anfitriã, com danças e cantares tradicionais, o hino de cada país parceiro e a gastronomia da região. Recebemos prendas e os nossos certificados e participámos em várias aulas – Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia – e, na aula de Geografia, ainda deixámos no mapa a vila de Carregal do Sal. Depois do almoço visitámos a escola PMG Yane Sandanski, onde ficámos maravilhados/as com as instalações e a receção.
O terceiro dia teve início com a visita à escola secundária Dimitar Talev, seguida de paragem na estação arqueológica Nikopolis ad Nestum, com destino à aldeia típica Kovatchevitsa. A tarde foi passada em Ognianovo, onde os/as alunos/as puderam desfrutar de piscinas termais e de uma paisagem deslumbrante!
E chegámos a quinta-feira com Gotse Delchev no calendário: visitámos o Museu de História e Etnografia, onde deixámos os nossos votos na Árvore dos Desejos, o edifício da Diocese de Nevrokop na cidade e comprámos lembranças para a família.
No último dia conhecemos a segunda maior cidade da Bulgária, Plovdiv, uma cidade absolutamente cativante, impregnada de charme, onde passámos uma tarde que nos encheu o coração! Plovdiv tem características naturais únicas, pois é construída em sete colinas, ao longo do rio Maritza. O Anfiteatro Romano é, sem dúvida, uma das principais atrações, mas a parte antiga da cidade “Old Town” é absolutamente fabulosa com a sua encantadora riqueza arquitetónica. Em 2019, foi atribuído à cidade o selo de Capital Europeia da Cultura.
E eis chegado o dia do regresso, um dia longo, com uma escala de 11h em Amesterdão, que permitiu uma escapadela à bela capital dos Países Baixos para visitar a cidade e provar a gastronomia típica.
Mais uma vez os/as alunos/as estiveram à altura e revelaram um comportamento exemplar! Trouxemos na bagagem muita aprendizagem, amigos/as novos/as e um mundo por explorar!