Assumindo o compromisso com o dever de memória e com a partilha de conhecimento, nomeadamente das possibilidades de ferramentas de trabalho sobre a temática do holocausto e a divulgação do ato de coragem e altruísmo de ASM, enfoque do projeto UNESCO do AECS “Dever de Memória-jovens pelos direitos humanos”, a equipa recebeu, recentemente, a oferta de 9 exemplares do livro My Sister’s Eyes, da autora da norte-americana Joan Halperin, membro da Sousa Mendes Foundation e filha de um casal de refugiados polacos portadores de um visto, emitido em 1940 em Bordéus pelo Cônsul Sousa Mendes, o que lhes permitiu viver em liberdade nos EUA, após passar por um campo de refugiados na Jamaica.
O objetivo da doação é a apresentação deste livro, que conta a história de como a sua família foi salva pelos vistos de Aristides Sousa Mendes, bem como sobre a parte da sua família que foi perdida, com o apoio de diversificado material didático sobre o tema, em workshops dinamizados pela equipa, destinados aos professores que, no âmbito da visita, ao Museu ASM, em Cabanas de Viriato, sejam acolhidos na EBASM e manifestem interesse em trabalhar a temática com os seus alunos a partir deste livro que lhes será oferecido. A autora disponibilizou-se, também, para realizar sessões por videoconferência para os alunos envolvidos.
Uma palavra de gratidão à Joan Halperin, pela generosa oferta, e ao Dr. Malafaia, da Figueira da Foz, fiel depositário dos livros, e à colega Helena Romão que os fez chegar à equipa.