Tendo em conta que nos dias de hoje vivemos cada vez mais conectados, mas também mais afastados uns dos outros, porque não socializamos e, por vezes, não criamos empatia com o outro, os alunos do 9º ano e do ensino secundário foram desafiados a participar na atividade que integra o PAA deste ano letivo “Um dia sem telemóvel …EU CONTO”, a assinalar o dia 27 de janeiro, Dia em Memória das Vítimas do Holocausto, dinamizada pela equipa do projeto “Dever de Memória – jovens pelos direitos humanos”.
Assim, a proposta da equipa consistia em estes discentes prescindirem do telemóvel, no dia estabelecido, 31 de janeiro, com o objetivo de vivenciar esse dia, em que se lembravam as vítimas do holocausto nazi, que se baseou na segregação e no estigma, mas também na indiferença, experimentando a proximidade e a socialização, através do diálogo e da partilha, no sentido de criar um mundo mais humanizado.
O desafio consistia em refletir no final da manhã, de forma breve, sobre o que tornou aquele dia diferente dos outros e afixar essa reflexão num mural colocado nos átrios das escolas do agrupamento.
Esta atividade suscitou maior envolvimento na turma de 9º ano da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, tendo participado massivamente no registo da sua reflexão afixada no mural acerca desta vivência diferente do habitual, em que dialogaram e interagiram mais com os colegas na escola e muitos narraram que levaram essa experiência para o resto do dia, tendo convivido mais com a família e ajudado nas várias tarefas domésticas e em que fruíram de passeios em contacto com a natureza.
Nas turmas da Escola Secundária a atividade suscitou menor recetividade, pois o mural ficou aquém do expetável, situação que levou a equipa a repensar futuras estratégias para atividades deste género. De qualquer modo, estamos em crer que a sensibilização para a problemática da dependência do telemóvel foi bem conseguida.
Dores do Carmo e Josefa Reis
Fotos: Josefa Reis