Notícias EBASM:

Comemoração dos 25 anos da
Escola Básica Aristides de Sousa Mendes

O dia 24 de setembro foi um dia diferente na EBASM. Da parte da manhã, os alunos cantaram os parabéns à Escola pelo seu 25º aniversário de vida e degustaram uma fatia de bolo oferecido pela Pastelaria Salinas.
Ao final da tarde, professores, assistentes operacionais, alunos e outros convidados foram acolhidos, calorosamente, naquele espaço, pelas anfitriãs Eunice Santos e Filipa Neves, para celebrar a fundação deste estabelecimento e as boas práticas educativas que sempre desempenhou. A Diretora, Maria João Marques, acompanhada pelo primeiro Diretor desta Escola, José Manuel Figueiredo, descerraram a placa comemorativa na entrada da Escola, seguindo-se os discursos que o evento inspirava. Esta sessão foi iniciada pela Diretora do agrupamento que sublinhou a cultura de escola caraterizada por um trabalho de cooperação entre todos os agentes educativos e pela veiculação dos valores que fazem dela uma Escola de referência.
Desafiado a tomar a palavra, José Manuel Figueiredo recordou o processo da criação desta Escola, referindo-se à dinâmica implementada como resultado de um profícuo trabalho de equipa, destacando a excelente colaboração dos colegas José Batista e João Santos e ainda, de Elisabete Garcia. Jorge Gomes, na ocasião Coordenador da Área Educativa de Viseu, apresentou, em breves traços, o processo administrativo da fundação da Escola e a escolha do seu patrono. A Presidente da Associação de Pais (APEECS), Catarina Gomes, enalteceu o trabalho de dedicação e brio profissional desenvolvido pelos professores dos vários ciclos de escolaridade e pelos assistentes operacionais, que, na sua perspetiva, é motivo de orgulho para o agrupamento.
A finalizar, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Catalino, sublinhou o papel desempenhado pelos professores e por todos os intervenientes na educação das crianças e adolescentes, afirmando que o nome do patrono, Aristides de Sousa Mendes, vincula os valores como principal mote para a educação humanista que, no mundo atual, é cada vez mais premente e manifestou a sua disponibilidade para apoiar o processo educativo. Entre os discursos decorreu um momento cultural, a leitura expressiva de poesia, pela voz da aluna Soraia Amaral e da professora Elisa Morais.
Após esta sessão, seguiu-se a visita à exposição, patente no corredor do piso superior, constituída por um conjunto de fotografias, memórias da vida da Escola nestes 25 anos, um trabalho coordenado por Josefa Reis, em colaboração com a equipa organizadora do evento e a turma E do 9º ano e posteriormente exposto na parede com a valiosa ajuda dos assistentes operacionais Rui Rodrigues e Armando Batista. É de salientar também a colaboração dos restantes assistentes operacionais na concretização de todo o evento.
Finalmente, e como dita uma comemoração que se preze, decorreu em ambiente de festa e de boa convivência, o cantar dos parabéns à Escola através da degustação do bolo de aniversário, confecionado pela pastelaria Viriato, regado com um excelente champanhe gentilmente oferecido pelos empresários Carlos Lucas e Célia Costa.
A assinalar este momento, foi oferecido, aos presentes, um saquinho de sementes de girassol, primorosamente criado pelas professoras Filipa Neves e Clarinda Pessoa, a simbolizar as “sementes” que a escola semeia, com a frase de Saint-Exupéry: “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si. Levam um pouco de nós.” Foi oferecido, ainda, um passaporte simbólico a evocar o ato heroico e o legado de Aristides de Sousa Mendes, elemento criado pela Josefa Reis e adotado como certificado de presença no âmbito das atividades do projeto Dever de Memória- jovens pelos direitos humanos. Ainda a agraciar o momento, foi oferecido à EBASM, pela mão de Josefa Reis, a serigrafia de uma aguarela, de edição limitada (46/100), da artista plástica Nathalie Afonso, obra que reforça os valores da liberdade e da partilha além-fronteiras.

P´la organização, Dores Fernandes
Fotos: Josefa Reis

Galeria de fotos
Partilhar este artigo.