alunos/as e docentes do Agrupamento de Escolas de Carregal participaram na atividade de Ensino, Formação e Aprendizagem que se realizou em Alkmaar, Países Baixos.

Entre os dias 3 e 8 de abril, alunos/as e docentes do Agrupamento de Escolas de Carregal participaram na atividade de Ensino, Formação e Aprendizagem que se realizou em Alkmaar, Países Baixos. Esta atividade insere-se no projeto Erasmus+ “Human Right (to take action)”, que junta o agrupamento português e a escola holandesa Stedelijk Dalton College Alkmaar. Após um primeiro ano em que apenas se realizaram atividades virtuais, conseguiu-se levar a cabo a primeira mobilidade física, que permitiu que alunos/as e docentes finalmente se conhecessem em pessoa. Na viagem estiveram implicados 20 alunos/as de 4 turmas do Agrupamento – 9.ºB, 9.ºC, 11.ºA e 11.ºB – e 6 docentes – a Diretora, Maria João Marques, e as docentes Celeste Simões, Aldina Nobre, Dores do Carmo e Lúcia Morgado.

A visita teve como tema aglutinador os Direitos Humanos, tendo sido realizadas diversas atividades com o objetivo de promover a Cidadania Europeia e a sensibilização para os valores e desenvolver atitudes de solidariedade para com os outros.

Assim, no primeiro dia, os/as alunos/as desenvolveram atividades de grupo destinadas a quebrar o gelo, que permitiram um melhor conhecimento dos/as parceiros/as. De seguida, teve lugar uma palestra sobre direitos humanos, ministrada por elementos da Amnistia Internacional, e uma visita pela escola. À tarde, realizou-se um peddy paper pela cidade de Alkmaar em grupos de alunos/as. O jantar foi, igualmente, em conjunto com os/as parceiros/as holandeses.

O segundo dia foi passado em Amsterdão, onde se visitaram o Museu Marítimo, com a sua exposição “Republic at Sea”, que conta a história gloriosa dos Países Baixos, mas não esquece os momentos de colonialismo, violência e escravatura; o Monumento “Nooit Meer Auschwitz” (Auschwitz Nunca Mais), de Jan Wolkers, que se encontra no Wertheimpark e que, com os seus vidros partidos, constitui um memorial às vítimas de Auschwitz e, finalmente, o ponto alto do dia, a visita à Casa de Anne Frank, um momento carregado de emoção e simbolismo.

A manhã do dia 6 foi dedicada ao cinema, com a visualização do documentário em animação “Flee” (A Fuga), baseado em factos reais, sobre a vida de um refugiado. A tarde foi passada com os/as parceiros/as e suas famílias, o que constituiu um momento único para os/as alunos/as portugueses/as imergirem nos hábitos, tradições e cultura dos/as colegas holandeses/as.

O último dia decorreu nas instalações da Fábrica de Artes Hal 25, tendo os/as alunos/as começado por assistir a uma palestra de Arjan Erkel, médico que pertenceu à organização Médicos sem Fronteiras, ao serviço da qual foi raptado. O orador apresentou a sua história e como sobreviveu ao rapto.

À tarde, os/as alunos/as foram divididos em 4 workshops – fotografia, culinária, teatro e artes – tendo os produtos das várias atividades sido apresentados às famílias e outros/as docentes no final do dia. A terminar, foram distribuídos os certificados de presença a cada participante e foi oferecido o jantar.

O AECS receberá os/as parceiros/as holandeses/as nas suas instalações entre 29 de maio e 2 de junho.

 

GALERIA DE IMAGENS
Erasmus+ Alkmaar_3
Erasmus+ Alkmaar_4
Erasmus+ Alkmaar_7
Erasmus+ Alkmaar_1
Erasmus+ Alkmaar_2
Erasmus+ Alkmaar_5
Erasmus+ Alkmaar_6
Partilhar este artigo.