Alunos/as e docentes do Agrupamento deslocaram-se a Brindisi, Itália, no âmbito do projeto Erasmus+ “Don’t be Cyber Bully, be Aware!”.

Entre os dias 23 e 29 de janeiro de 2022, 5 alunos/as e 2 docentes do Agrupamento deslocaram-se a Brindisi, Itália, no âmbito do projeto Erasmus+ “Don’t be Cyber Bully, be Aware!”. Neste projeto participam escolas de 6 países: Portugal (AECS), Itália, Roménia, Turquia, Bulgária e Polónia.

Os/As alunos/as e as docentes foram calorosamente recebidos/as pelas coordenadoras do projeto e receberam um apoio constante ao longo da semana de atividades.

Na segunda-feira, primeiro dia de trabalho, houve uma sessão de abertura do programa, por parte da Diretora do Istituto Comprensivo Commenda, seguida de uma apresentação em powerpoint das atividades a realizar durante a semana e dos locais a visitar, com apresentação a cargo dos/as alunos/as italianos/as. Foi, ainda, feita uma visita guiada à escola, tendo os/as alunos/as oportunidade de ver a sala do Clube das Artes e praticar basquetebol e badminton no ginásio. Foi feita, também, uma visita à escola primária, onde os/as alunos/as do 1.º ciclo apresentaram as várias instalações. A visita acabou com uma demonstração da prática de esgrima e os/as alunos/as puderam realizar alguns exercícios. O almoço, composto por comida típica da região, foi oferecido pela Escola de Hotelaria.

Ao final da tarde, teve lugar uma interessante palestra sobre Cyberbullying com uma psicóloga com experiência na área e no acompanhamento a adolescentes vítimas deste tipo de assédio. A palestra destinou-se a alunos/as, docentes e pais dos/as alunos/as envolvidos/as no projeto. Houve, ainda, tempo para colocar questões, tendo os/as alunos/as portugueses/as sido bastante interventivos/as.

No dia 25, de manhã, os/as alunos/as foram divididos/as em diferentes ateliês – teatro, graffiti e elaboração de cartazes com recurso a ferramentas digitais –, enquanto à tarde se realizou uma visita guiada a Brindisi, com viagem de barco para visitar o Monumento ao Marinheiro da Itália.

O programa integrou, ainda, visitas aos trulli de Alberobello, Património Mundial da UNESCO, à localidade piscatória de Polignano à Mare, a Ostuni e Lecce. Em Brindisi, os/as alunos/as e docentes visitaram, ainda o Castello Alfonsino, na companhia de algumas das famílias dos/as alunos/as italianos/as envolvidos/as no projeto.

No último dia de atividades, foi feita uma visita à escola do pré-escolar, onde os/as alunos/as presentearam os/as convidados/as com várias surpresas e ofereceram o almoço. No final do dia, foram apresentados os trabalhos realizados durante toda a semana perante uma plateia cheia de alunos/as, docentes e famílias.

Foi uma experiência inesquecível para todos/as os envolvidos/as e a prova de que a participação em projetos Erasmus+ é uma aposta ganha do Agrupamento, não só em termos de consciência cívica e de cidadania europeia, mas também em aprendizagem e trabalho colaborativo.

GALERIA DE IMAGENS
Erasmus_Brindisi_1
Erasmus_Brindisi_2
Erasmus_Brindisi_4
Erasmus_Brindisi_3
Erasmus_Brindisi_5
Partilhar este artigo.