Alunos do 11º ano de EMRC em Taizé

Voltamos a Taizé!

Depois de um tempo de pandemia e isolamento, os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica dos 11º e 12º anos da Diocese de Viseu, em número aproximado de 430, regressaram à Comunidade Ecuménica de Taizé, no sul de França, depois de terem de lá partido em fevereiro de 2020, em tempo de muita incerteza. Também um pequeno grupo de alunos do 11º ano do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, participou desta semana com muito entusiasmo.

Estes jovens foram desafiados a viver a semana do Carnaval integrando grupos de reflexão diários e momentos de partilha, realizando trabalho comunitário, e foram capazes de parar/ rezar em comunidade três vezes ao dia. Para muitos foi uma surpresa poder fazê-lo e descobrir que o silêncio não é um tempo para estar calado, mas para se colocar à escuta. A semana em Taizé não foi vivida de igual forma por todos os alunos, mas também não tinha de ser. O ritmo e a profundidade com que cada um vive e sente cada experiência, também em Taizé, depende de cada um e do seu ponto de partida.

A cada aluno, e no regresso, é proposto que não se deixe intimidar pela rotina do dia-a-dia e que seja capaz de parar e de dar tempo ao silêncio, numa busca que não se deve centrar nas coisas grandes, mas nas pequenas, porque é lá que moram as surpresas.

Uma semana em Taizé oferece dias que promovem a autonomia, relação interpessoal e autoconhecimento, elementos fundamentais para o exercício de uma cidadania exigente e consciente.

 

Lúcia Morgado
Docente de EMRC

GALERIA DE IMAGENS
EMRC_Taizé
EMRC_Taizé (4)
EMRC_Taizé (3)
EMRC_Taizé(5)
EMRC_Taizé (2)
Partilhar este artigo.