Visita de Estudo a ARCO-Madrid

No período de 8 a 11 de março realizou-se a visita de estudo à ARCO-Madrid, uma iniciativa que envolveu os alunos de Artes das turmas do 10ªB e 11ª A, do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, promovida pelo departamento 600 na disciplina de Desenho A, e pelo departamento 400, com a disciplina de História e Cultura das Artes.

Esta visita coordenada pelas docentes Josefa Reis, Isabel Várzeas e Cristina Varanda, contou com a participação de 16 alunos do secundário acompanhados por 4 docentes e foi preparada, desde 2023 e ao longo dos últimos meses, realizando-se várias iniciativas de angariação de fundos, para minimizar os custos da mesma no seio da vida familiar das famílias dos envolvidos.

Ao longo dos quatro dias do intenso programa, o grupo usufruiu de um leque diversificado de bagagem cultural/artística, que se iniciou com a visita do museu do Prado, onde puderam apreciar a obra “As meninas”, uma pintura de 1656 de Diego Velázquez,  principal artista do Século de ouro Espanhol , integrando no triangulo de ouro da arte daquela cidade, o museu Reina Sofia e o Museu Thyssen, que deliciou os participantes, guiados de forma exímia, pelos áudios de orientação à distancia da docente de HGA, professora Cristina Varanda, para contextualizar as obras selecionadas durante todo o percurso pelos museus.

Um dos pontos altos da viagem, foi a visita ao museu Reina Sofia, onde está exposta a famosa obra de Picasso, Guernica, que finalmente pôde ser fotografada, assim como o seu processo de construção, e que representa uma das obras mais reinterpretadas ao longo da história pelo seu simbolismo e pela sua grandeza.

Com expectativa, o grupo aguardava o dia dedicado exclusivamente à visita da ARCO- Madid,  Feira Internacional de Arte Contemporânea de Espanha que, desde a sua criação, tem sido uma das principais plataformas do mercado de arte contemporânea, sendo que em 2024, realizou a sua 43ª edição, entre os dias 6 e 10 de março, e contou com 207 galerias de 36 países, incluindo 16 portuguesas. Ali, os alunos puderam apreciar as várias exposições que dominaram o leque de expressão artística contemporânea do local e que com certeza serviu para alavancar as futuras criações artísticas, projetando-os  para o uso de novas técnicas  e de novas ferramentas construindo assim outras narrativas artísticas.

Durante os dias, houve tempo para descomprimir e o grupo teve ainda, oportunidade de visitar espaços emblemáticos da cidade de Madrid, com o riquíssimo legado arquitetónico, de traços renascentistas, góticos, barroco e de art nouveau, dos locais visitados sob chuva e frio, após longas caminhadas que não “quebraram” o entusiasmo do grupo participante.

O balanço é muito positivo, o contributo desta viagem é extremamente enriquecedor, permitindo novas aprendizagens e a interiorização de valores fundamentais da vida: o despertar e consolidar de consciências e a partilha de afetos entre todos. assim como  o fomentar de  atitudes e postura de grande responsabilidade, a qual foi visível nos nossos alunos e que, seguramente irão nortear o futuro de todos.

 

Texto- Josefa Reis e Isabel Várzeas
Fotos-Isabel Várzeas/Josefa Reis

Partilhar este artigo.