DEVER DE MEMÓRIA

Flash da memória

“Testemunhos da Memória” com
Della Peretti e Gérald Sousa Mendes”

Dia 17 de outubro, no âmbito da iniciativa “Testemunhos da Memória” do Projeto UNESCO “Dever de Memória” do AECS, foi dia de …

Ouvir o testemunho de Della Peretti, descendentes de uma portadora de Visto de Aristides de Sousa Mendes, convidada à EBASM do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal por Gérald Sousa Mendes, neto do nosso Humanista, e que de forma eloquente nos falou do seu avô Aristides!

Perante uma plateia interessada e curiosa, Della partilhou em inglês, a história de seus pais e avós aquando do conflito da 2ª Guerra que tomava território pela Europa, onde a chegada a Portugal, fez-se pela assinatura de Aristides de Sousa Mendes, de entre + 5 conseguidas e canceladas na tentativa de fuga.

Com Gérald, tivemos oportunidade de conhecer Aristides de Sousa Mendes numa vertente familiar, recordando um homem com características de bom humor e afável!

Estreitar parcerias com o Museu Aristides de Sousa Mendes, na presença da Diretora do MASM, Dr.ª Joana Pais e Dr. Bruno Elias, presentes nesta partilha de saber, a quem partilhamos dinâmicas desenvolvidas em prol da construção de um mundo melhor e de Paz, nas várias iniciativas do Projeto “Dever de Memória”.

Participar no ” Mural da Consciência…” dando asas à criatividade e ao seu “artista” interior, participando no workshop de pintura em azulejo, desafio lançado aos presentes.

Promover empatias, num caloroso “chá das 5″orientado pelas coordenadoras da EBASM Eunice Duarte e Filipa Neves., com o precioso cuidado da D Julieta, a quem agradecemos.

Elogiar a postura das turmas envolvidas (7E, 8D e 9E) como plateia interessada e participativa! Os alunos tiveram oportunidade de, a partir da história de Aristides de Sousa Mendes, fazer as suas reflexões sobre a atualidade, o que desde sempre se faz. A Dinâmica do projeto “Dever de Memória do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal recai precisamente nesta filosofia, estudar o passado, para entender o presente e perspetivar o futuro. Qualquer que seja o povo sofredor, é referenciado nestas abordagens, porque assistimos cada vez mais a uma valorização de ” não valores’, subestimando os valores.

O contacto com a história e testemunhos reforça a empatia e proximidade, nem todos os Vistos de Aristides Sousa Mendes eram judeus, apenas 1/3, e muitos que tardiamente conheceram a sua história, vêm a Cabanas de Viriato em sinal de agradecimento e homenagem., o que se torna uma celebração da vida!

 …e agradecer a todos os que fazem acontecer

Texto-Josefa Reis
Fotos- Josefa Reis, Isabel Várzeas, Della Peretti e Geral Mendes

Partilhar este artigo.