Decorreu, no dia 31 de outubro de 2025, o encontro dos Educadores “Jubileu do mundo Educativo” na Praça de São Pedro, Roma, onde o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal se fez representar por professores e educadores, que assistiram à cerimónia e ao discurso de Sua Santidade, Papa Leão XIV.
Um desafio tentador, orientado pelas diretrizes da Ana Pereira da QUOVADIS serviram de motor para que o grupo se formasse e seguisse nessa aventura!
Assim, pelas 11horas do dia marcado, ouvimos as palavras de Sua Santidade, que foram de cumprimento, seguidas de franca felicidade ao encontrar educadores de todo o mundo e de todos os níveis de ensino, enaltecendo o papel pedagógico, metodológico e de experiências, que, através das várias instituições, garantem a disseminação do saber e formação a milhões de jovens, centradas no bem da pessoa e na transmissão dos valores humanitários e científicos, pilar da Igreja, que é Mãe e Mestra (cf. São João XXIII, Carta enc. 15 de maio de 1961, 1).
A experiência de Sua Santidade como professor nas instituições educativas da Ordem de Santo Agostinho foi o ponto de partida para partilhar quatro pilares da doutrina do Doctor Gratiae, fundamentais para a educação cristã, nomeadamente a interioridade, a unidade, o amor e a alegria.
O momento foi de clara emoção e, neste contexto, foi entregue a Sua Santidade, em nome do Agrupamento de Escolas Carregal do Sal, o elemento escultórico “Espiral da Memória”, criada no âmbito do projeto UNESCO ” Dever de Memória”, cujo foco é Aristides de Sousa Mendes como farol da construção dum mundo melhor e de Paz, e o “Passaporte Aristides de Sousa Mendes”, ambos da autoria de Josefa Reis, disponível no MASM, no qual, em nome de toda a equipa do museu, foi enaltecida a coragem e humanidade deste nosso “Justo entre as Nações”.
Seguiu-se a peregrinação em oração e o planificado em várias atividades formativas neste roteiro que incluiu a passagem nas Portas Santas das quatro Basílicas Papais de Roma: São Pedro, no Vaticano, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros, uma vez que o Ano Santo de 2025 dá continuidade aos eventos da Graça, sendo que O Jubileu Ordinário terminará com o encerramento da Porta Santa da Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano, na solenidade da Epifania do Senhor, dia 6 de janeiro de 2026. Relembramos que o último Jubileu Ordinário atravessou o limiar dos dois mil anos do nascimento de Jesus Cristo.
A experiência foi rica em afetos e conhecimento, lembrando os Valores Universais da Humanidade tão prementes na atualidade!
Bem-Haja a todos os que fazem ACONTECER!
O grupo participante