E eis chegada a vez do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal ser o anfitrião no âmbito do projeto ERASMUS+ “Don’t be Cyber Bully, be Aware”. Deste modo, entre os dias 14 e 18 de novembro, tivemos o prazer e a alegria de receber os nossos parceiros do projeto: Itália, Turquia, Bulgária, Roménia e Polónia.
O primeiro dia de atividades teve início com as boas-vindas dadas pela Diretora do Agrupamento e pelo Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, que ofereceu algumas pequenas lembranças. Nesse mesmo dia, ainda da parte da manhã decorreu a visita ao Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria e à tarde, ao Salão Nobre da Câmara e ao Núcleo Museológico das Escolas Primárias e, para terminar, os/as alunos/as desfrutaram do Parque Alzira Cláudio.
Apesar da chuva e do mau tempo, a manhã do dia seguinte foi passado na bela cidade de Coimbra, pelo Paço das Escolas, com o seu conjunto arquitetónico e Património Mundial da Unesco: Porta Férrea, Via Latina, Palácio Real, Sala dos Capelos, Sala das Armas, Sala do Exame Privado, Capela de São Miguel, Biblioteca Joanina e Escadas de Minerva. Os alunos/as e docentes ficaram maravilhados/as com o Laboratório Chimico e o Gabinete de Curiosidades. Na descida pelo Quebra-Costas ainda houve tempo para ver a Sé Velha e o Arco da Almedina e comprar alguns souvenirs.
A tarde, já sem chuva, foi agradavelmente passada no Portugal dos Pequenitos, onde todos/as se deliciaram com as miniaturas representativas do património arquitetónico de Portugal e da etnografia e monumentos de países africanos de Língua Oficial Portuguesa, do Brasil, de Macau, da Índia e de Timor.
Na quarta-feira, 16 de novembro, a chuva torrencial não nos impediu de visitar Aveiro e ver como são feitos os tradicionais ovos moles. Alguns foram, inclusivamente, preparados com ajuda dos/as nossos/as alunos/as! A viagem no moliceiro foi adiada, mas ainda se foi ver o mar e as tradicionais casas, ou Palheiros, à Costa Nova. No regresso, houve paragem obrigatória na Mealhada para provar o saboroso leitão da Bairrada!
O dia 17 de novembro, quinta-feira, foi totalmente dedicado a Aristides de Sousa Mendes e ao projeto Dever de Memória – Projeto UNESCO AECS, dinamizado pelas docentes Dores Do Carmo e Josefa Reis. Os/As alunos/as visitaram a Casa do Passal e aproveitaram a manhã soalheira junto ao Cristo Rei, em Cabanas de Viriato. Já na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, houve visita guiada ao Tributo ASM-200. Depois do almoço, todos/as alunos/as e docentes deixaram a sua participação no Mural “Ser Consciência”, um livro de honra em azulejo e houve ainda a oportunidade de ver o documentário “A Herança de Aristides”, de Patrick Séraudie.
A manhã do último dia de atividades foi passado no Centro de Formação Edufor, no Innov@tive Classroom Lab, tendo os/as alunos/as usado as tecnologias de uma forma construtiva e pedagógica. Houve ainda tempo para provar os famosos Pastéis de Feijão do Patronato. À tarde, todos/as assistiram a um workshop sobre Literacia Digital, do “CES vai à Escola”, e o dia terminou com a cerimónia de entrega dos certificados.
Uma palavra de apreço a todos/as quantos/as colaboraram e tornaram possível este evento: Direção do Agrupamento, colegas da escola, assistentes técnicos/as e operacionais, entidades parceiras e, sobretudo e principalmente, alunos/as e famílias que participaram no projeto e acolheram parceiros.
Esta semana mostrou, mais uma vez, os benefícios do convívio são, da camaradagem e da descoberta de culturas diferentes como catalisadores para o desenvolvimento de relações pautadas pelo respeito mútuo, a tolerância e a empatia, fundamentais na prevenção de comportamentos de “bullying” e “cyberbullying”.