No âmbito do projeto Erasmus+ “Increasing the level of English language and raising awareness of European heritage and diversity” da escola Základní škola Na Dědině, a docente Celeste Simões deslocou-se à República Checa na qualidade de perita convidada na área do ensino do Inglês. Durante a semana de 31 de outubro a 4 de novembro, a docente conheceu os/as alunos/as da escola, tendo ministrado várias aulas, desde o 1.º ao 8.º ano de escolaridade, e trabalhou com as docentes de Inglês através da partilha de recursos, técnicas e metodologias de ensino e aprendizagem.
No primeiro dia, após uma visita às instalações da escola e da receção pelo Diretor, a docente trabalhou com as turmas do 5.º ao 8.º anos, apresentando informações relativas a Portugal, sua geografia, bandeira e tradições. Aproveitando a data, a docente deu a conhecer a tradição portuguesa dos “Bolinhos e Bolinhós” e do “Pão-por-Deus”, tendo os/as alunos/as ouvido a canção respetiva, criado um glossário dos termos mais importantes em português, inglês e checo, decorado uma máscara alusiva à celebração, usando as tradicionais caixas de sapatos, e decorado um saco para o “Pão-por-Deus”. Os/As alunos/as mostraram-se muito empenhados/as e participativos/as, tendo demonstrado grande criatividade.
No segundo-dia, foi tempo de conhecer os/as alunos/as do primeiro ciclo e as instalações deste estabelecimento de ensino. A curiosidade dos/as alunos/as do 1.º ano foi o ponto alto do dia. As perguntas foram imensas e as mais variadas, querendo saber, inclusive, qual o conto de fadas preferido da professora. Aprenderam a contar até dez em português e o registo ficou guardado no quadro, para mais tarde recordarem. Os/As alunos/as mais velhos/as procuraram Portugal no mapa e viram a distância até à República Checa, pintaram o mapa e a bandeira e ainda o Galo de Barcelos. No final, fizeram pesquisa para conhecer as cores tradicionais deste símbolo de Portugal.
Nos restantes dias da semana, o trabalho centrou-se nas turmas do 5.º ao 8.º anos, tendo sido criadas atividades de ativismo social, em que os/as alunos/as tiveram de escolher uma temática para decorar uma T-shirt com um slogan e desenho destinado a alertar a comunidade para a necessidade de solucionar o problema escolhido. Abordou-se, igualmente, a questão da inclusão de alunos/as daltónicos/as, com atividades apropriadas e a referência ao sistema de identificação de cores para daltónicos/as ColorADD, criado por Miguel Neiva. Alunos/as e docentes ficaram admirados/as com este sistema e com as dificuldades que se colocam a pessoas daltónicas.
A semana não poderia terminar sem a troca de mensagens entre alunos/as do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e da Základní škola Na Dědině. Com a colaboração da docente de Inglês Elisa Morais, alguns alunos e algumas alunas das turmas 5.ºA, 5.ºB, 5.ºD e 6.ºD, escreveram cartas, que foram entregues aos parceiros checos, tendo estes respondido às missivas.
Já no que diz respeito ao trabalho com as docentes de inglês, foram realizados workshops para análise e discussão das metodologias de trabalho utilizadas em sala de aula, avaliação de competências através do QECR e do novo “Companion Volume”, desenvolvimento da literacia digital, através de atividades com recurso a QRCodes, Vocaroo, colagem de imagens, uso de plataformas colaborativas, etc. A docente Celeste Simões partilhou, ainda, alguns artigos que publicou em algumas revistas e newsletters sobre o ensino e aprendizagem do Inglês.
Mas esta mobilidade Erasmus+ proporcionou, também, a oportunidade de conhecer Ostrožská Nová Ves, Uherské Hradiště e Velehrad, importante lugar de peregrinação.
Ficou prometida uma reunião virtual em breve para todos os parceiros se conhecerem.