Coronavirus_covid19

Links_top

  •  


        

     

    Horário dos Serviços Administrativos
      08h30 - 16h30  

     
     
     
     
Webmaster

Webmaster

quinta, 14 janeiro 2021 09:47

Votação Logótipo Erasmus+

No âmbito do projeto Erasmus+ “Don’t be Cyber Bully, Be Aware”, a ser desenvolvido conjuntamente com escolas da Turquia, Bulgária, Roménia, Polónia e Itália, está a decorrer a votação pública para escolher o logótipo representativo do projeto, pelo que se solicita a toda a comunidade educativa que participe na mesma.

       Vote no seu favorito até ao dia 20 de janeiro, acedendo ao link https://forms.gle/w4y28wMMPJy9RdQXA


Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo a tempo parcial para a carreira e categoria de assistente operacional.


Nos termos dos n.º 2 e 4, do artigo 30.º e artigos 33.º a 38.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, e do disposto no artigo 11.º, da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, torna-se público que, por despacho do Senhor Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, proferido em 03/12/2020, se encontra aberto pelo prazo de 10 dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso em Diário da República, o procedimento concursal comum para preenchimento de dois postos de trabalho, para as funções correspondentes à carreira e categoria de assistente operacional do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, na modalidade de contrato a termo resolutivo certo a tempo parcial, com 3,5 horas cada e com período definido até 30 de junho de 2021, ao abrigo da alínea h), do artigo 57º da LTFP.

 

Aviso integral

Ata nº1

Edital

Formulário de candidatura AO parcial  (word)

 


No dia 12 de dezembro de 2020, a assinalar o “Dia internacional do Direitos Humanos”,foi inaugurada, na Rua Direita, nº 214, em Viseu,a exposição itinerante “SER Consciência…30/1000 por 1VIDA” – caminhos da Memória, constituída por pintura, escultura, desenho, instalação artística, caricatura e cartoon, em homenagem a Aristides de Sousa Mendes, na presença do Presidente da CM, Dr. António Almeida Henriques, do Vereador da Cultura, Dr. Jorge Sobrado, do neto, Dr. António de Moncada Sousa Mendes, da equipa UNESCO, de artistas e demais entusiastas da causa que se juntam a trilhar este caminho da MEMÓRIA. Esta iniciativa, umaideia que fervilhava há muito tempo na cabeça da docente e artista plástica Josefa Reis, materializou-se através do Projeto “Dever de Memória – jovens pelos direitos humanos” do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, em coorganização com o artista Victor Costa, numa parceria com a Câmara Municipal de Carregal do Sal, Junta de Freguesia e a Fundação Aristides de Sousa Mendes, contando com o apoio da Direção Geral da Educação e da Comissão Nacional da UNESCO e integrando o Programa “Nunca Esquecer”.

Na sequência da parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Viseu, no sentido de assegurar a sua itinerância, e com a colaboração da artista plástica Graça Abreu, a referida mostra de obras artísticas agrega as diversas atividades da época de Natal no centro da cidade.

No evento, a coordenadora do projeto, Dores Fernandes, agradeceu a boa recetividade da CM e toda a dinâmica da equipa que colaborou na organização da atividade, sublinhando que homenagear Aristides de Sousa Mendes é um dever e esta ação, integrada num projeto pedagógico do Agrupamento de Escolas do concelho do cônsul, é um motivo de orgulho, estendendo a gratidão aos artistas e a todos que a tornaram possível, reiterou o convite às escolas para procederem a visitas integradas naestratégia de Educação para a Cidadania, no âmbito do tema dos Direitos Humanos,envolvendo assim a comunidade educativa. O Presidente da Câmara, Dr. António Almeida Henriquesenalteceu o ato humanista e corajoso de Sousa Mendes, referindo-se à importância da requalificação e musealização da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, como lugar de memória do seu legado, exemplo para as novas gerações, proferindo, também, palavras de gratidão pelo desafio lançado pela equipa do projeto UNESCO, o qual mereceu, desde logo, um bom acolhimento do executivo.

Cumprindo todas as normas de segurança, os presentes no evento, em visita guiada por alguns artistas, visitaram a exposição e expressaram enorme regozijo pela oportunidade de conhecer as obras artísticas, felicitando a organização pela iniciativa.

Da parte da tarde, o programa de homenagem a este “Justo entre as Nações” do distrito, prosseguiu no Hotel Grão Vasco e, após as eloquentes palavras proferidas pelo Vereador da Cultura, Dr. Jorge Sobrado, seguiu-se aapresentação do livro “Aristides de Sousa Mendes – memórias de um neto”, pelo autor, Dr. António Moncada Sousa Mendes, e neto do cônsul, que com a simplicidade que o caracteriza, abordou aspetos da ação humanitária do seu avô, do processo disciplinar e do tardio reconhecimento e reabilitação do seu nome.

Esta mostra artística seguirá a itinerância, no mês de janeiro, para a cidade da Figueira da Foz, contando com a parceria da Câmara Municipal, a assinalar o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, podendo ser visitada em local a partilhar oportunamente.

Mais um passo no #DeverdeMemória!

 

 

Dores Fernandes e Josefa Reis

Fotos, cartaz e filme: Josefa Reis

terça, 05 janeiro 2021 10:41

DECORAÇÕES DE NATAL

Em época de pandemia é necessário algo para iluminar e colorir o nosso quotidiano. Foi o que aconteceu na Escola Secundária de Carregal do Sal. No âmbito do projeto Erasmus+ "Ados créatifs, actifs et responsables pour une citoyenneté européenne", os alunos, usando apenas resíduos sólidos e lixo, criaram uma magnífica floresta de árvores de Natal.

Continuaremos cá lado a lado, esperando um ano de prosperidade, confiança, tranquilidade e maior proximidade.

 

 

 A escola deve assumir um importante papel na promoção de hábitos alimentares saudáveis. No âmbito da sensibilização para a educação alimentar, no dia 14 de dezembro pelas 11h30 minutos, a turma do 6º D recebeu a visita da nutricionista Marta Leal.

A Dr. Marta explicou o que é uma nutricionista e a importância da profissão. Durante uma hora, os alunos, entusiasmados, tiveram oportunidade de colocarem questões que foram, profissionalmente, respondidas.

Os alunos aprenderam o que são alimentos nutricionalmente equilibrados, saudáveis e seguros, dicas para ter uma alimentação saudável e a regularidade das refeições, entre outras noções.

Nos dias que antecederam a visita, os alunos, na aula de Ciências Naturais, elaboraram as questões a fazer. Nas aulas das professoras do Ensino Especial: Ana Ferrão e Paula Correia realizaram pequenas ofertas para agradecer a generosidade da nutricionista Marta. Em Português, escreveram uma mensagem de agradecimento.

A sessão de educação alimentar pretendeu que todos ficassem sensibilizados para tomarem decisões no momento da escolha e consumo de alimentos, que são determinantes para a saúde.           

 

 6º D

 

 

 

 

A TURMA DO 6B, por sugestão de uma colega da turma e dinamizada por todos levou a cabo realização de uma campanha de recolha de brinquedos usados para oferecer sorrisos a quem nada tem.

A recolha foi efetuada entre os alunos da turma que encheram 4 caixas de sorrisos para quem nada tem. Atividade dinamizada em época natalícia e no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento englobando o projeto de turma de Autonomia de Flexibilidade Curricular cujo tema, escolhido entre todos os alunos é “Vamos ao trabalho e vamos fazer acontecer”.

Os brinquedos foram enviados, através da professora de EMRC, para o Colégio de Associação Viseense de Santa Teresinha de Viseu e para o Acolhimento Residencial Convívio Jovem que tem crianças institucionalizadas tendo já recebido feedback de qualidade por parte das intervenientes.

Em tempo de poucos afetos, devido ao distanciamento social que a pandemia impõe, os alunos do 6B deram largas à imaginação na decoração da sala de aula e da sua porta com enfeites de Natal trabalhando o relacionamento interpessoal, a responsabilidade, participação e autonomia.

Levaram sorrisos a quem mais precisa e quando se envolvem no trabalho “FAZEM ACONTECER”.

 NATAL 2020

quarta, 23 dezembro 2020 14:50

Desafio: decorar a porta da sala

"Este ano a Covid-19 não permitiu que vivêssemos o final de período da forma a que estávamos habituados. Naturalmente que não era possível haver festa, mas isso não nos impediu de “contornar” a situação e resolvemos trazer o Natal para as salas de aula!
Foi lançado o desafio: decorar a porta da sala.
 
À primeira vista era uma tarefa difícil… “Como é que isto vai “trazer brilho” aos nossos dias?” pensaram alguns. Mas as ideias foram surgindo, passou-se da palavra à ação e os resultados foram surpreendentes!
 
Renas, pais-natal, bonecos de neve, coroas de Natal, fotografias, fitas e bolas coloridas, tudo serviu para trazer magia à última semana de aulas.
 
Em 2021 cá estaremos, novamente, para enfrentar os desafios com um sorriso e um brilho no olhar."  
"Há quem pense que estudar é uma tarefa monótona e que não sobra espaço para a criatividade dos alunos.
A turma do 10.º A da Escola Secundária de Carregal do Sal quis provar o contrário e, com poucas palavras e muito simbolismo, elaborou um presépio original e muito criativo…
 
Feito essencialmente com materiais de laboratório, o presépio foi concebido pelos alunos, no âmbito do projeto Ciência Viva, com a sua diretora de turma e professora de Físico-Química.
 
Depois de ter sido exposto na escola, passou para o átrio dos Paços do Concelho, onde poderá ser visto no período de interrupção letiva do Natal.
 
A Covid-19 obriga-nos ao distanciamento físico, mas não interfere com a nossa vontade de sonhar e de alegrar um pouco os nossos dias e daqueles que nos rodeiam."
 

ASecção de Prevenção Criminal e Policiamento da Guarda Nacional Republicana, representada no nosso Agrupamento, pelo Cabo Ricardo Sousa e pela Cabo Matilde Costinha, ao longo deste primeiro período deslocaram-se às escolas do nosso Agrupamento para realizarem um conjunto de atividades relacionadas com temas bastante pertinentes.

Nos dias, 23 de novembro, 9, 14 e 17 de dezembro as turmas: 5ºD, 6ºE, 7ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºD, 9ºE, 10ºA, 10ºB e 10ºC, na presença do cabo Ricardo Sousa, tiveram uma palestra sobre o tema “Violência no Meio Escolar (Bullying/ Cyberbulling)”. Com esta palestra pretende-se sensibilizar os participantes para a problemática do bullying e do Cyberbullying e que esta constitua uma oportunidade  para aprofundar conhecimentos e desenvolver  competências  que permitam identificar, prevenir, e intervir face a estes comportamentos.  Este tema carece de uma particular atenção pois cada vez mais os nossos jovens têm contacto com os meios digitais e nem sempre têm noção dos cuidados que devem ter, em atenção.

            Nos dias, 25 de novembro, 4, 15 e 16 de dezembro as turmas: 5ºA, 5ºB, 5ºC, 5ºD, 6ºA, 6ºB, 6ºC, 6ºD, 6ºE, 11ºA e 11ºB, na presença da Cabo Matilde Costinha, tiveram uma palestra sobre “Internet mais segura”. Este tema procura contribuir para a criação de uma Internet melhor para todos, promovendo a sua utilização esclarecida, crítica e segura, pelas crianças e jovens.

            No dia 2 de dezembro as turmas: 10ºA, 10ºB e 10ºC, na presença do cabo Ricardo Sousa, tiveram uma palestra sobre o tema: “Dependências/ Prevenção do consumo de drogas”. A abordagem da prevenção de comportamentos aditivos e dependências em meio escolar tem como objectivos: melhorar o estado de saúde global dos jovens; contribuir para a definição de políticas em matéria de comportamentos aditivos e dependências e prevenir os consumos em meio escolar.

As palestras tiveram uma aceitação muito positiva, por parte dos alunos que se mostraram interessados e curiosos, em relação aos assuntos tratados.

            O Agrupamento de Escolas agradece ao Cabo Ricardo Sousa e à Cabo Matilde Costinha a colaboração, disponibilidade e amabilidade que sempre mostraram, para colaborar connosco.

 Votos de umas Boas Festas e de um Próspero 2021, com Saúde!

Pág. 1 de 76