Oferta formativa 2018/2019

  • Clique para saber mais...

  • Clique para saber mais...

Webmaster

Webmaster

terça, 09 outubro 2018 15:20

No dia 04 de outubro, comemorou-se o “Dia do Animal”, na Escola Básica Nuno Álvares, destinada a 129 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.

A iniciativa contou com a participação do médico veterinário, Dr. Paulo Jaime Matos. Este sensibilizou os alunos para a importância dos cuidados a ter com os animais, bem como com a escolha dos mesmos para a adoção como animais de estimação.

Chamou ainda a atenção para o crescente abandono de animais e apelou à adoção dos que se encontram no Centro de Recolha Oficial (RCO), vulgarmente conhecido como canil municipal. Referiu ainda que estes animais se encontram vacinados e esterilizados.

Este ano, a atividade contou com a participação da gata “Osíris”, a tartaruga “Rosita”, a cadela “Talita” e alguns cachorrinhos que aguardam por um novo lar e uma nova família.

Todos os alunos estiveram motivados, participaram ativamente e com muito empenho na atividade desenvolvida.

domingo, 30 setembro 2018 11:26

Novos horários atualizados. Em vigor a partir do dia 1 de outubro de 2018.


AECS - HORÁRIOS 2018/2019 Atualizados


 

sexta, 27 julho 2018 11:25

Mais uma atividade que nos encheu de orgulho.

    Um grupo de professoras, algumas acompanhadas pelos seus descendentes, a quem querem passar o testemunho e os valores de Aristides de Sousa Mendes, após terem manifestado vontade de conhecer a Casa do Passal e o “Tributo ASM-2004”, erigido, no espaço exterior da Escola Básica Aristide de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, aquando do cinquentenário da sua morte, realizaram a visita a estes locais de memória e de homenagem no dia 29 de junho.

    O grupo, acompanhado pela equipa UNESCO, que preparou e organizou esta visita, foi calorosamente recebido pelas coordenadoras da referida Escola e pelo Dr. Luís Fidalgo, membro da Fundação Aristides de Sousa Mendes, gentil anfitrião naquela que foi residência do citado diplomata.

   Pela curiosidade, interesse e entusiasmo manifestados pelas colegas e seus filhos esta foi mais uma iniciativa muito gratificante, permitindo concluir que é um dever de memória continuar a trilhar a “Rota da Consciência”, no âmbito do Projeto “Dever de Memória”, e que afinal, por vezes, estamos perto e tão longe.

 

Dores Fernandes e Josefa Reis

sexta, 27 julho 2018 11:13

O projeto “Friendship across Cultures”, desenvolvido no ano letivo 2017/2018, nasceu da participação da docente coordenadora do projeto no programa IVLP (International Visitor Leadership Program), nos EUA, em 2014, a convite da Embaixada dos EUA. Neste programa, no qual participaram 12 pessoas de outros tantos países, encontrava-se o docente Hicham Ait-ouaarab, de Marrocos. No presente ano letivo, a coordenadora do projeto e o docente marroquino decidiram criar um projeto que envolvesse alunos/as de Portugal e de Marrocos e que permitisse criar oportunidades para um intercâmbio de  saberes entre os/as participantes. Participaram neste projeto 39 alunos/as de cada país, coordenados/as em Portugal pela docente Celeste Simões e em Marrocos pelo docente Hicham Ait-ouaarab, que tiveram a seu cargo todo o processo de criação, desenvolvimento, supervisão e implementação do projeto. O objetivo foi utilizar a língua inglesa e a aula de Inglês para, através do programa e das metas curriculares da disciplina, desenvolver valores de empatia, solidariedade e reconhecimento da diversidade cultural existente na Europa e no mundo. Durante o 1.º período, os pares  de alunos/as envolvidos/as no projeto redigiram textos sobre a sua identificação pessoal, os seus hobbies e interesses, mas também sobre uma celebração religiosa que decorresse durante esse período: o Natal, para os/as alunos/as portugueses/as, e a celebração do nascimento do Profeta Maomé para os/as alunos/as marroquinos/as. No 2.º período, a troca de mensagens incidiu sobre as escolas e regiões em que se inseriam. Tratando-se de um tema que implicaria a utilização de várias imagens, foi solicitada a colaboração da docente de EV, tendo-se criado o projeto “A view from my window”. No 3.º período, os pares de alunos/as redigiram um texto conjunto sobre o projeto, utilizando o processador de texto do pacote de aplicativos Google Docs. Todo este trabalho culminou na criação de uma Revista Digital que contém uma súmula do projeto. Esta revista está agora disponível para toda a comunidade educativa e é um motivo de orgulho para os/as docentes envolvidos/as e para os/as alunos/as que integraram o projeto. De salientar o facto de a Embaixada dos Estados Unidos nos ter honrado com a redação de um editorial, realçando as mais valias deste projeto para a criação de pontes entre culturas.

A Revista está acessível em https://joom.ag/HbwY . Pode, também, aceder à revista utilizando o código QR abaixo.

 

sexta, 06 julho 2018 10:55

No dia 22 de junho realizou-se a festa de encerramento do ano letivo da Educação Pré-Escolar e do 1º CEB das Escolas Básicas Nuno Álvares e Aristides de Sousa Mendes. Neste ano letivo contamos com a colaboração da Associação de Pais.

No período da manhã houve insufláveis e pinturas faciais. No período da tarde o 1º CEB organizou diversas salas lúdicas.

Às 19 horas iniciou-se o Sarau Cultural com a atuação das crianças e alunos da Educação Pré-Escolar e 1º CEB: canções, danças, marcha popular e entrega de diplomas aos finalistas. Os pais/encarregados de educação apresentaram ainda um momento de teatro e música.

No final efetuou-se um sorteio de rifas e atuou o grupo musical Kotaz à Solta. Realizou-se ainda um lanche partilhado e febras grelhadas com a colaboração dos Pais/Encarregados de Educação e Associação de Pais.

quarta, 04 julho 2018 14:45

Desporto Escolar organizou os Campeonatos Nacionais de Iniciados do dia28 de junho a 1 de julho em BRAGA (Cidade Europeia do Desporto).

A nossa escola participou na modalidade de Badminton, com cinco alunos que integraram a representação da Região Centro (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu). O aluno André Mendes (8º D) foi o nosso representante na arbitragem, os irmãos Constança e Henrique Lopes (9ºB) participaramem pares mistos e as alunas Beatriz Marques (9ºB) e Inês Pinto (8ºB) formaram a dupla de pares femininos. Os alunos foram acompanhados pela professora responsável do núcleo de iniciados da modalidade, Ana Andrade, que os acompanhou nesta sua nova experiência.

O balanço desta participação foi considerado muito positivo, tendo os nossos alunos (pares mistos e pares femininos) ficado em sétimo lugar a nível Nacional.

Para além da prática desportiva, os nossos alunos estiveram presentes na Cerimónia de Abertura onde assistiram a um belíssimo espetáculo, com a participação de crianças/alunos de Braga e alunos da escola do Cerco. Tiveram ainda oportunidade de passear pelo centro histórico da cidade e de conhecer/conviver com alunos participantes de outras modalidades durante a noite de convívio e no almoço de despedida.

Pág. 1 de 50