Oferta formativa 2019/2020

  • Clique para saber mais...

  • Clique para saber mais...

  • Clique para saber mais...

Webmaster

Webmaster

segunda, 19 agosto 2019 16:46
sexta, 19 julho 2019 10:33

Foi uma atividade que encheu o coração de todos os participantes a receção na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, no dia 4 de julho, do grupo de cerca de 30 visitantes, uma organização da Sousa Mendes Foundation, liderada por Olivia Mattis e por Mariana Abrantes, representante do nosso país, numa viagem iniciada em Bordéus e com passagem em locais como Bayone e Hendaye que, em 1940, no contexto da 2ª guerra mundial, onde passaram os refugiados que receberam vistos de Aristides de Sousa Mendes, com o objetivo de homenagear este cônsul português. O itinerário desta viagem integrou, ainda, algumas cidades que acolheram familiares destes visitantes, como Porto, Figueira da Foz, Coimbra, Sintra e Lisboa.

Este programa incluía, também, algumas professoras de várias nacionalidades, francesa, americana, canadiana e de Portugal as Professoras Dores Fernandes e Josefa Reis, que coordenam a par o referido projeto "Dever de Memória" no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, participação que teve como objetivo proporcionar a oportunidade de partilha das experiências de ensino da temática do holocausto e projetos e boas práticas educativas.

O grupo, no suprareferido dia, contactou com familiares de Aristides de Sousa Mendes e, após a visita ao cemitério e à Casa do Passal, foram recebidos na Câmara Municipal. Já de tarde, na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes, puderam participar num programa organizado pela equipa do Projeto UNESCO "Dever de Memória - Jovens pelos Direitos Humanos", do qual constaram as visitas ao "Tributo Aristides Sousa Mendes - 50 anos de memórias" e ao "Memorial- 65 anos de memória", este último constituído pelas pranchas do livro “Aristides de Sousa Mendes, herói do holocausto”, da autoria de José Ruy. Seguiu-se a leitura expressiva, pelos alunos de 5º D, sob a coordenação da Professora Elisa Morais, acompanhada de uns acordes de viola pelos Professores José Eduardo e José Manuel Carvalho, de poemas do livro “O cônsul português em rimas de acentos humanitários” e a apresentação de um texto, criado e declamado pelos alunos do 5º A, sob o mote "Põe a tua terra nos píncaros", o qual enaltece o ato deste humanista, sob a orientação da Professora de Português Célia Cortez, tendo como fundo um curto filme sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes, realizado pela Professora Josefa Reis. Este programa integrou, ainda, um debate com questões colocadas ao Dr. António Moncada Sousa Mendes, neto deste “Justo entre as Nações” e autor do livro “Aristides de Sousa Mendes – memórias de um neto”

Digno de nota, é o facto de o grupo integrar um portador de visto emitido pelo Cônsul, Henri Dyner, que aos 3 anos de idade fez esta viagem com a família, e três descendentes de refugiados, nomeadamente Michele Koven, Cookie Fischer eOlivia Mattis, os quais partilharam com a plateia as histórias dramáticas e emocionantes das suas famílias. Henri Dyner, dirigindo-se especialmente aos alunos, começou por dizer que era um privilégio estar ali e reforçou a motivação da viagem, partilhada anteriormente com o grupo, dizendo que a mesma serviu: " Para reconectar com um passado distante e com uma fase muito importante da minha vida. Aquele momento foi provavelmente uma das coisas mais importantes da minha vida. Fizemos esta viagem na Europa na hora certa, para conseguir salvar minha vida (e de apenas alguns dos meus familiares). E por fim, mas não menos importante, fazemos esta viagem agora para recordar Aristides de Sousa Mendes, este ser humano notável, justo e íntegro que, através do seu sacrifício, dedicação e bravura, salvou tantas pessoas, incluindo a nossa família. O seu exemplo se destaca mais do que nunca, quando vemos um renascimento do nacionalismo e aumento do racismo e fanatismo sem vergonha.”

O êxito da iniciativa ficou a dever-se mais uma vez, à arte do bem receber do Agrupamento e da Escola Básica Aristides de Sousa Mendes. A equipa UNESCO, através da coordenadora Dores do Carmo, expressou a gratidão ao Diretor do Agrupamento e a todos os que colaboraram na atividade – a coordenação do estabelecimento, os assistentes operacionais envolvidos na logística, os professores e alunos convidados a cooperar no programa, pelo seu empenho e brio. Agradeceu ainda a todos os que contribuíram de forma voluntária, embelezando e adoçando o momento de convívio no final.

A todos, expressou um profundo bem-haja.

 

Texto: Dores Fernandes e Josefa Reis

Fotos: Josefa Reis

sexta, 19 julho 2019 10:30

 

Nos passados dias 6 e 7 de maio realizou-se na Assembleia da Republica a sessão nacional do Parlamento de Jovens do ensino básico:" Alterações climáticas-salvar os oceanos" que contou com a presença do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal em representação do círculo eleitoral de Viseu. João Pedro Sousa, na qualidade de deputado efetivo e porta-voz do distrito, Tatiana Amaral, como deputada efetiva e Daniela Gomes, na qualidade de jornalista. 

Os trabalhos iniciaram-se no início da tarde do dia 6 com as reuniões das comissões com a finalidade de selecionar os projetos de recomendação para a sessão do dia seguinte. Enquanto isso, jornalistas e professores tinham oportunidade de conhecer o espaço numa visita guiada. Com os trabalhos finalizados, todos foram presenteados com uma representação teatral: "geração facebook". 

No dia seguinte ocorreu a sessão no plenário, onde também estiveram presentes deputados em representação dos seus partidos políticos, em conjunto com os mais novos.

Nesta sessão foram defendidas as suas ideias e expostos os seus pontos de vista. Sublinha-se a preocupação pelo Planeta Terra e o pedido de ajuda para que sejam tomadas medidas politicas e sociais com urgência. É consensual a ideia de que cada cidadão é responsável pelo Aquecimento Global e respetivas consequências. 

No Projeto de Recomendação Final constam 10 medidas que visam a proteção dos oceanos e que consciencializam a população.

Por último, o nosso agrupamento agradece de forma especial, ao professor José Rui Pessoa, pela sua dedicação e brilhante coordenação deste projeto e aos alunos participantes nas diferentes fases desta iniciativa.

 

Daniela Gomes, Jornalista

Parlamento dos Jovens 2019

quinta, 11 julho 2019 10:43

 


 

RESULTADOS DA PROVA DE CONHECIMENTOS DO PROCEDIMENTO CONCURSAL COMUM DE RECRUTAMENTO PARA O PREENCHIMENTO DE UM POSTO DE TRABALHO EM REGIME DE CONTRATO DE TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS POR TEMPO INDETERMINADO PARA CARREIRA E CATEGORIA DE ASSISTENTE OPERACIONAL -  AVISO N.º 6953/2019, DE 18 DE ABRIL.


 

RESULTADOS DA PROVA DE CONHECIMENTOS

FORMULÁRIO (audiência de interessados)

Critérios de correção


quinta, 11 julho 2019 10:00
No âmbito do Seminário de Partilha de Práticas Erasmus+, promovido pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e a ter lugar em Lisboa no dia 16 de julho, o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal foi convidado a apresentar o seu projeto, INOVAR - INcluir, Otimizar, VAlorizar e Reaprender: Flexibilizar para Rentabilizar, através da dinamização do workshop "Atividades que aumentam a qualidade do projeto (da preparação à disseminação)".
segunda, 08 julho 2019 13:59

No dia 17 de junho realizou-se a festa de encerramento do ano letivo no Jardim de Infância Angelina de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato. Frequentaram aquele estabelecimento de educação 40 crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade.

A festa decorreu entre as 18.30h e as 22.30h e teve a participação das famílias e comunidade educativa. Numa tarde de Verão com temperaturas amenas, o recinto da antiga escola primária foi local de concentração de cerca de três centenas de pessoas que se associaram aquele que foi um evento onde reinou a alegria, animação, convívio e confraternização.

A festa iniciou com a apresentação de danças populares e algumas canções infantis. Seguiu-se a marcha turca com a pequena orquestra a fazer o acompanhamento. A turma H apresentou ainda o Baby Shark, o Zumba Kids e a dramatização das dez meninas casadoiras.

Seguiu-se o momento mais solene da festa com os finalistas a dançarem a valsa da meia noite e que a certa altura deu lugar aquela que é a dança local mais tradicional conhecida por todos como a dança dos cús.

Depois de cantado o hino dos finalistas procedeu-se à entrega dos diplomas.

Após uma radiante atuação do Rancho Folclórico da localidade seguiu-se um lanche de confraternização e convívio entre todos os participantes.

Estiveram presentes várias entidades, nomeadamente a Subdiretora do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Presidentes das Juntas de Freguesia de Cabanas de Viriato e Beijós, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato e o Presidente da Associação de Pais.

A todos os stakholders o sincero agradecimento das educadoras que contaram com a prestimosa colaboração de todos os envolvidos, nomeadamente a Professora Ana Cláudia Campos, Junta de freguesia, Câmara Municipal, Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, Sociedade Filarmónica e Cabanas de Viriato e, como não podia deixar de ser, aqueles que tiveram a maior participação, quer na delineação de parte da logística, quer na organização e preparação do lanche convívio.

segunda, 01 julho 2019 14:49

No dia 21 de junho, às 20 horas e 30 minutos, realizou-se a Festa da Escola/Sarau Cultural das crianças e alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º CEB da Escola Básica Nuno Álvares juntando pais, familiares, amigos, pessoal docente e não docente num convívio animado e de confraternização.

As crianças das seis turmas do Pré-escolar subiram ao palco para apresentar três momentos musicais: Ao passar a ribeirinha/Dom solidom; Não há estrelas no céu/Filhos da nação; O anzol/Amor de água fresca.

Os alunos do 1º ano cantaram a canção Rock da alimentação. O 2º anodançou a música Sol de Carregal do Sal. O 3º ano dançou a música Fortes que nem um tigre e o 4º ano apresentou os Pauliteiros de Miranda (dança).

Seguiu-se posteriormente a entrega de diplomas às crianças da educação Pré-escolar e a entoação do hino de finalistas.

Os alunos do 4º ano subiram ao palco para cantar o seu hino de finalistas.

A terminar a festa os pais/encarregados de educação apresentaram ainda um momento de música e dança.

quinta, 27 junho 2019 14:41

No seguimento do Projeto Erasmus+ a decorrer no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal (AECS), surge esta ação de curta duração (4h) como evento disseminador das aprendizagens realizadas durante as mobilidades e da sua implementação posterior a nível de escola.

Os/As docentes do AECS que se pretendam inscrever nesta ação creditada deverão entregar a respetiva ficha de inscrição nos serviços administrativos, às auxiliares técnicas responsáveis pelo expediente: Sandra Martins ou Sandra Tavares.

Os/as docentes de outros AE deverão enviar a ficha de inscrição para a Direcção Regional do SPRC, conforme indicações na Ficha de Inscrição.

As inscrições estão limitadas à capacidade do auditório e será dada prioridade aos/às docentes do AECS.


Cartaz

Ficha de Inscrição


 

quinta, 27 junho 2019 13:51

No passado dia 26 de abril, os alunos do 4º ano de escolaridade da EBNA, deslocaram-se à cidade do Porto para “embarcarem” numa agradável expedição ao século XVI, no World of Discoveries, Museu Interativo e Parque Temático, atividade incluída no PAA.

A partir do momento em que entraram no Museu os visitantes esqueceram a realidade e embarcaram para o mundo fantástico da era dos Descobrimentos.

Durante cerca de duas horas, os alunos deslumbraram-se com as atividades que lhes foram proporcionadas, orientadas por guias vestidos à época quinhentista, culminando com uma fantástica viagem de barco pelos diferentes oceanos e continentes. Os sons, os cheiros, as paisagens e os cenários permitiram uma visão mais concreta do que foi a grande odisseia dos Descobrimentos. Ainda houve tempo para a aquisição das fotografias tiradas ao longo do “percurso marítimo” e a compra das lembranças da praxe.

Depois de um merecido almoço nos Jardins do Palácio de Cristal (partilhado com algumas gaivotas atrevidas) seguiu-se a visita à Biblioteca Almeida Garrett, situada no mesmo Jardim.  “A Galinha” de Vergílio Ferreira foi o conto escolhido pelas animadoras da referida Biblioteca. Os simpáticos Robertos que deram corpo e voz às personagens da história arrancaram algumas gargalhadas a uma plateia bem atenta. No final os aplausos revelaram o agrado de alunos, professores e assistentes operacionais.

Seguiu-se o regresso, com uma merecedora paragem para o lanche e o gelado, e tal como previsto, às 19: 30 chegámos à nossa Escola, onde pais e outros familiares aguardavam com expetativa os nossos alunos.

A viagem revelou-se uma excelente atividade, com uma avaliação muito positiva, sendo do agrado de todos os alunos.

Temos a certeza que esta visita foi um ótimo complemento pedagógico para uma melhor compreensão da época dos Descobrimentos.

Na Biblioteca…

quinta, 27 junho 2019 13:46
Foi perante um auditório lotado, que os alunos das turmas do 4.º ano do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal se apresentaram na Audição de Finalistas, no dia 18 de Junho de 2019.
 
Esta é uma atividade organizada pelo Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), em parceria com a Câmara Municipal de Carregal do Sal e o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. O espetáculo da autoria de Paulo Gomes e Luís de Matos, diretores do CMAD, foi supervisionado por Pedro Carvalho, coordenador das AEC do Ensino da Música, e contou com o apoio e colaboração dos respetivos professores do Ensino da Música, dos professores titulares e assistentes operacionais.
 
Com apresentação de Cláudia Matos, os alunos apresentaram temas de musicais produzidos pelo CMAD, em que os alunos finalistas foram atores, dançarinos e cantores. O auditório encheu-se de música, cor e alegria com o desempenho artístico dos cerca de 80 finalistas do 1.º ciclo, num espetáculo dinâmico, de emocionante execução e performance.
 
Os alunos também foram surpreendidos por uma mensagem gravada, em vídeo pelos professores titulares, o que gerou um momento de grande emoção.
 
No final, alunos e professores (titulares e de música) entoaram uma canção “Hino dos Finalistas” especialmente escrita para a ocasião, que o público aplaudiu fervorosamente, tal como sucedeu em cada apresentação.
 
Todos os presentes assistiram, maravilhados, ao desempenho demonstrado pelos finalistas!
Pág. 1 de 62