Coronavirus_covid19

  • Clique para saber mais...

  • Clique para saber mais...

  • Clique para saber mais...

Links_top

  •   

     

    Horário dos Serviços Administrativos
      08h30 - 12h30 

     
     
Webmaster

Webmaster

Orientações para os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade, nas disciplinas que têm oferta de exame nacional final.

 

Regresso às aulas em regime presencial 11º e 12º Anos

sábado, 16 maio 2020 22:05

Regresso às Aulas em regime presencial

Neste regresso às aulas presenciais é importante que a comunidade educativa esteja sensibilizada para as regras de segurança a adotar nos recintos escolares no sentido de conter a propagação do novo coronavírus.


 

 

terça, 12 maio 2020 10:10

Emoções - o medo

No início do período de isolamento social, não ter escola, não ter aulas e ficar em casa até te pode ter parecido uma boa ideia! Mas é normal que as crianças, ao longo do tempo, comecem a querer voltar a fazer as coisas que faziam antes.
Durante este período, é natural que surjam dúvidas, incertezas, inseguranças, medos e ansiedade. 
O medo é um dos sentimentos que muitas crianças podem manifestar porque veem o seu dia a dia ser mudado, ouvem coisas menos boas na televisão e toda a gente a falar da mesma coisa.
lgumas crianças podem dizer que sentem o coração a bater mais depressa, um “nó na barriga” ou podem sentir-se mais irrequietas. A ansiedade e o medo, por vezes, fazem-nas sentir coisas que não percebem bem, por isso é importante dar-lhes espaço para expressarem os sentimentos, validar as suas emoções e desenvolver algumas estratégias que ajudem a ultrapassar os medos e controlar a ansiedade.
Neste sentido, hoje, sugerimos um exercício direcionado para crianças, que pode ajudar a desconstruir e controlar medos.

No seguimento da nossa última publicação, reforçamos hoje a lgumas recomendações com o objectivo de mobilizar medidas de suporte de apoio à aprendizagem e inclusão pelos vários intervenientes da comunidade educativa: administradores escolares, professores/educadores de infância, psicólogos, pais/ encarregados de educação , para que a escola, ainda que à distância, continue a ser um espaço de Educação Inclusiva.

 

RECOMENDAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIRIGIDAS À COMUNIDADE EDUCATIVA

Considerando a necessidade de adaptação às alterações que decorrem da circunstância excepcional que vivemos, hoje deixamos  algumas recomendações, dirigidas às pessoas com deficiência, a cuidadores formais e informais, assim como a decisores, de acordo com as indicações da OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses).
 
"Em Portugal, mais de 630 mil pessoas vivem com algum tipo de deficiência e enfrentam, diariamente, barreiras à comunicação, ao acesso à informação, serviços sociais, assistência médica, inclusão social e educação. Muitas vezes discriminada e estigmatizada esta é, por diversos motivos, uma população particularmente vulnerável, vulnerabilidades essas que se acentuam nesta situação de pandemia COVID-19, que nos afecta a todos, sem excepção."
 
 
 
 
segunda, 04 maio 2020 17:35

Matrículas Pré-Escolar e 1o Ano


(Clique na imagem para aceder ao portal)

No caso de surgir a mensagem : 503 Service Temporarily Unavailable tente aceder mais tarde. 
A  mensagem indica que o servidor do ministério está temporariamente fora de serviço ou sobrecarregado.

segunda, 04 maio 2020 13:24

Portal das matrículas

Um serviço do Ministério da Educação que permite efetuar pedidos de matrícula, renovação de matrícula e pedidos de transferência de escola na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário em estabelecimentos de ensino públicos do Ministério da Educação, privados e IPSS ou equiparados.
 
Se é Encarregado de Educação a matrícula do seu educando deve ser realizada, preferencialmente, nesta aplicação que lhe permite, mediante consentimento prévio, fornecer toda a informação e documentação necessária à instrução do processo de matrícula.
 
(Clique na imágem para aceder ao portal )
 
 
 

No caso de surgir a mensagem : 503 Service Temporarily Unavailable tente aceder mais tarde pois tal mensagem indica que o servidor do ministério está temporariamente fora de serviço.

 
 

Neste momento de isolamento, em que todos passamos mais tempo online, estamos mais vulneráveis a comportamentos de cyberbullying. Por isso, devemos seguir algumas recomendações para o prevenir e combater, assim como para nos mantermos seguros quando estamos online.  

O CYBERBULLYING É UMA FORMA DE BULLYING CADA VEZ MAIS FREQUENTE e consiste no uso da tecnologia para assediar, ameaçar, provocar, humilhar ou embaraçar alguém (um colega de escola, professores ou desconhecidos), de forma repetitiva e intencional.

 

Cyberbullying e segurança on-line - recomendações para jovens

 


O Serviço de Psicologia e Orientação e o Projeto Carregal Educa, todos os dias, irão partilhar convosco algumas informações, estratégias e/ou atividades que podem ser realizadas em casa, em família, e que podem ser úteis, tendo como objetivo estimular diferentes competências. 

Siga todas as nossas publicações clicando no ícone " Serviço de Psicologia e Orientação e o Projeto Carregal Educa " localizado no menu superior.

Na circunstância excepcional em que vivemos, a utilização de ecrãs pelas crianças e jovens passou a ser uma rotina diária necessária  para colmatar as necessidades de estudo, entretenimento, de socialização, o que implica um maior acesso e mais tempo de utilização. 
Se antes da pandemia o acesso excessivo à internet estava já relacionado com a prevalência do cyberbullying, o fenómeno pode intensificar-se nesta fase de isolamento. 
Neste sentido, é fundamental que os Pais, Cuidadores e Professores conheçam e se envolvam no mundo digital em que as crianças e jovens também vivem, para que os possam proteger de perigos, tal como já o fazem no mundo real.
Na próxima publicação, dia 30/04 enviaremos um documento com um conjunto de recomendações para jovens.
 
 

Cyberbullying e segurança on-line - recomendações para Pais, Cuidadores e Professores

 
 

O Serviço de Psicologia e Orientação e o Projeto Carregal Educa, todos os dias, irão partilhar convosco algumas informações, estratégias e/ou atividades que podem ser realizadas em casa, em família, e que podem ser úteis, tendo como objetivo estimular diferentes competências. 

Siga todas as nossas publicações clicando no ícone " Serviço de Psicologia e Orientação e o Projeto Carregal Educa " localizado no menu superior.


  1. Disponibilização de um conjunto de recursos educativos em linha, organizados por disciplina (https://sites.google.com/site/guiadrecursoseducativos/home). Pode também aceder-se a estes recursos através da página do agrupamento.
  2. Disponibilização (já efetuada) de equipamento tecnológico (tablets) aos alunos que dele necessitam para utilização no âmbito do Plano de Ensino @ Distância.
  3. Disponibilização de recursos no âmbito da escrita, leitura, literacia da informação e da educação inclusiva no portal da Rede de Bibliotecas de Carregal do Sal (https://www.rbcs.cm-carregal.pt/pages/889).
  4. Dinamização do Clube de Leitura na rede socialFacebook (https://www.facebook.com/groups/clubedeleituravirtual/).
  5. Realização de atividades de promoção da leitura – Concurso de Leitura em Voz Alta, destinado a todos os alunos e encarregados de educação do agrupamento/outras atividades a definir.
  6. Gravação e publicação de vídeos com leitura de histórias/textos no Clube de Leitura e na página do agrupamento, por elementos da Equipa das Bibliotecas Escolares.
  7. Continuação da dinamização do Campeonato de Língua Portuguesa, presentemente, no Blogue das Bibliotecas Escolares (http://coisasdebiblioteca.blogspot.com/).
  8. Atendimento dos utilizadores através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Infográfico BE


 

 

Pág. 1 de 70