Links_top

  •  


        

     

    Horário dos Serviços Administrativos
      08h30 - 16h30  

     
     
     
     
Webmaster

Webmaster

quinta, 16 setembro 2021 08:24

Horários das turmas 2021/2022


Pode consultar os horários das turmas 2020/2021 clicando AQUI ou através do menu >>Alunos ->Horários


 

terça, 13 julho 2021 08:51

Call Livro-objeto - PNL2027

O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal foi um dos 85 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que respondeu à call, criando dois livros-objeto bastante criativos. Os livros-objeto foram criados na Escola Básica Nuno Álvares e na Escola Básica Aristides de Sousa Mendes com forte participação e envolvimento de alunos do 1.º CEB.  Os docentes de educação especial que acompanham alunos com necessidades específicas nestas escolas foram os dinamizadores da atividade com a colaboração dos respetivos docentes titulares de turma.
TODOS os alunos estiveram muito empenhados e motivados durante a criação dos livros-objeto!

Muitos parabéns aos alunos participantes e docentes envolvidos e um bem-haja à professora bibliotecária, pelo desafio  e pelo seu precioso contributo na criação do vídeo da EBASM!


Vídeos

 

 


 

segunda, 12 julho 2021 14:35

Projeto “A Nossa Horta”

O projeto “A Nossa Horta” pretende promover a Inclusão dos alunos com necessidades específicas em atividades que envolvam, também, a comunidade educativa. Não se aprende apenas na sala de aula, mas em todos os espaços da escola. A nossa Horta contribuiu para promover situações de aprendizagem significativas, para o envolvimento e enriquecimento global dos alunos, bem como, promover a educação ambiental e a educação alimentar dos nossos discentes. Pretendeu-se desenvolver competências como a autonomia, a responsabilidade e a sustentabilidade. Os objetivos deste projeto, são, entre outros, a construção do conhecimento em contexto real; despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta; conhecer o processo de germinação, plantação e crescimento das plantas; cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os recursos que ela nos oferece; consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos; estimular a destreza motora dos alunos; desenvolver a percepção visual, táctil e olfativa, usando a textura do solo, dos cheiros e da humidade; degustar um alimento produzido na horta e colhido pelos próprios alunos.

Foram produzidas hortaliças, plantas aromáticas e medicinais, tendo os alunos conseguido experienciar as várias etapas do processo de cultivo e crescimento das plantas. Este projeto levou, também à elaboração de vários murais sobre as plantas cultivadas nas hortas.

 

julho de 2021

Departamento de Educação Especial

Os alunos das turmas 12º A/B, 11ºC e 10ºC desenvolveram com muito empenho e criatividade os seus projetos de Cidadania. Todos os alunos estão de Parabéns por toda a envolvência e dinamismo demonstrados em todas as etapas de realização dos projetos, sendo que os mesmos foram totalmente distintos e foram apresentados à Comunidade Educativa num ano tão atípico como vivemos. Eu enquanto dinamizadora agradeço a todos os meus alunos e colegas que colaboraram, destacando a colega Anabela Batista pelo apoio que me deu no projeto das turmas 12º A/B.

 

“Apesar de alguma preocupação e nervosismo com a apresentação do projeto final fizemos um bom esforço para apresentar à turma do 8ºano e a todos os restantes professores que estavam presentes, o que acabou por correr muito bem.

Também a dedicação, preocupação e a colaboração da nossa professora de área de integração foi muito importante para conseguirmos avançar com a realização do projeto, visto que, entretanto, ficamos confinados.

Concluindo, pretendo ressaltar que este é um tema importante e que deve ser abordado por toda a sociedade em geral.”

Sílvia Pereira Nº12 11ºC

 

 

Opiniões dos alunos:


Apesar de alguma preocupação e nervosismo com a apresentação do projeto final fizemos um bom esforço para apresentar à turma do 8ºano e a todos os restantes professores que estavam presentes, o que acabou por correr muito bem.

Também a dedicação, preocupação e a colaboração da nossa professora de área de integração foi muito importante para conseguirmos avançar com a realização do projeto, visto que, entretanto, ficamos confinados. Concluindo, pretendo ressaltar que este é um tema importante e que deve ser abordado por toda a sociedade em geral.”

Sílvia Pereira Nº12 11ºC

 

“Durante o segundo e terceiro período deste ano letivo, foi realizado o trabalho de cidadania na disciplina de Economia C com foco no tema dos direitos humanos. Considero que a realização deste projeto foi bastante enriquecedora, tanto para quem o fez, como para as turmas a quem foi apresentado, a vários níveis. Houve um grande espírito de equipa no meu grupo que se manifestou na planificação deste trabalho e no próprio processo que levou àquilo que foi o produto final. Trabalhámos de forma organizada e rigorosa, e dedicámos muito para que todos os que ouvissem a nossa apresentação conseguissem perceber o cerne da nossa mensagem: que os direitos humanos devem ser sempre respeitados em qualquer lugar e em qualquer circunstância. As turmas a quem nós apresentámos, 8ºA e 9ºA, receberam nos com muito respeito, e participaram de forma ordeira e positiva. Para concluir, na minha opinião, este trabalho de cidadania foi uma grande iniciativa, que correu muitíssimo bem, não só no meu grupo, e que obteve bons resultados. Gostei bastante de participar!”

Matilde Lima, nº19, 12ºA


 

Parabéns ao aluno Lucas Pereira, do 5º B da Escola Básica de Carregal do Sal, pelo 2º lugar obtido no concurso nacional “Uma Aventura…Literária 2021”, na modalidade de Recomendação de Leitura, promovido pela Editorial CAMINHO.

Parabenizamos, também, a aluna Diana Benedita Lopes, do 6º B da Escola Básica de Carregal do Sal, pela Menção Honrosa obtida neste mesmo concurso e na mesma modalidade.

A edição deste ano contou com a participação de cerca de 11600 trabalhos provenientes de todas as escolas do país e de escolas que lecionam o Português no estrangeiro.

Destaca-se o empenho e o interesse de todos os participantes em mais uma edição deste Concurso e, citando as palavas de Jules Renard “Escrever é uma maneira de falar sem ser interrompido”.

 

O Departamento de Português

quinta, 01 julho 2021 09:53

1ª Feira da Saúde do AECS

O Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal está a promover a Iª. Feira/Exposição da Saúde com a mostra de atividades que foram realizadas pelas suas crianças e alunas/os de todos os níveis de ensino, ao longo do ano letivo. A aquisição de aprendizagens significativas e a construção de um conhecimento integrado capaz de mobilizar as aprendizagens essenciais das diferentes disciplinas, foram os nossos propósitos. Consideramos fundamental promover o desenvolvimento dos vários domínios do saber (pensar, fazer, comunicar, ser e estar) para garantir a formação de cidadãos responsáveis, críticos, solidários e empreendedores e conscientes dos seus plenos diretos e deveres, capazes de atuar, de forma integradora, como agentes de mudança, de acordo com as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e da missão plasmada no nosso Projeto Educativo.


As Coordenadoras da Autonomia e Flexibilidade Curricular e do Clube Ciência Viva: Ana Lemos Rodrigues e Paula Cruz

 

 


 

Veja toda a playlist AQUI

 


 

Pág. 1 de 82