Oferta formativa 2018/2019

  • Clique para saber mais...

  • Clique para saber mais...

Webmaster

Webmaster

quinta, 15 novembro 2018 16:15

No âmbito das atividades estabelecidas no Plano Anual de Atividades, os alunos do 3.º ano, visitaram o Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria e Biblioteca Municipal, na semana de 12 a 15 de novembro.

Chegados ao museu, os alunos percorreram as exposições presentes, pela ordem definida pela guia.

A visita ao museu foi muito interessante, principalmente por ter dado aos alunos, a possibilidade de conhecerem o património histórico da região, a beleza das obras e a preservação da nossa cultura.

Seguiram para a Biblioteca, onde lhes foram apresentados os vários espaços existentes (sala para adultos, jovens e crianças) e a função de cada um deles. No final foram convidados a inscreverem-se na Biblioteca para que ali possam requisitar livros.

Esta Visita de Estudo contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, no que diz respeito ao conhecimento que têm do mundo que os cerca.

quinta, 15 novembro 2018 15:06

Com o objetivo de manter, valorizar tradições e promover as relações interpessoais, ao longo da semana de 5 a 9 de novembro as crianças e alunos da Educação Pré-Escolar (EBNA/JIASM) e 1º CEB (EBNA/EBASM) do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal vivenciaram o tema São Martinho.

Nas salas de aula, exploraram textos, poesias, lengalengas, canções e histórias. Elaboraram diversos trabalhos de expressão plástica/dramática/musical, relacionados com as castanhas e a lenda de São Martinho.

No dia 9 de novembro, no período da tarde, participaram no tradicional magusto e com a colaboração dos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, os alunos cantaram canções alusivas à época.

Terminada a excelente atuação, os alunos comeram as castanhas assadas, os bolos e beberam sumos.

Os alunos mostraram-se muito participativos e ativamente envolvidos em todos os momentos de preparação, desenvolvimento e concretização da atividade. Pode-se concluir que a atividade se revelou bastante positiva e proveitosa, pois conseguiu aliar a aprendizagem à criatividade num momento de boa disposição e diversão. 

terça, 13 novembro 2018 17:17

Depois da primeira participação de três professoras do Agrupamento no Projeto Erasmus+, na cidade de Roma, no passado mês de outubro, teve lugar a segunda iniciativa, desta vez na cidade de Milão, de 4 a 8 de novembro. Os professores Hermínio Marques e Augusto Mendes estiveram nesta cidade e frequentaram o curso “Entrepreneurship education at school: creative and effective methods and tools”, em conjunto com colegas de outras nacionalidades, nomeadamente a Finlândia e a Hungria.

 Ao longo das sessões, foram abordadas as competências em inovação educacional aprovadas pela Comissão Europeia, a utilização de ferramentas criativas e inovadoras bem como o trabalho de projeto. Tratou-se, de facto, de um conjunto de sessões eminentemente práticas, com troca de experiências, e com o objetivo de inspirarem novas práticas educativas.

Houve ainda oportunidade de os participantes visitarem o Istituto di Istruzione Superiore "Fabio Besta" di Milano e o Istituto Tecnico Statale "Giulio Natta" di Milano, tendo sido recebidos, nesta última escola italiana, pela respetiva Diretora, que lhes facultou a visita a várias salas de aula em pleno funcionamento. O curso terminou com uma visita cultural guiada, pelo respetivo formador, a locais emblemáticos, e alguns pouco conhecidos, da cidade de Milão.

O Projeto Erasmus+ insere-se numa clara aposta na internacionalização do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, visando, sobretudo, a valorização profissional dos docentes e a implementação de práticas educativas inovadoras no processo ensino/aprendizagem.

segunda, 12 novembro 2018 10:32

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Ao longo do mês, a Equipa das Bibliotecas Escolares e alguns docentes realizaram as atividades a seguir enumeradas com a finalidade de divulgar a missão da biblioteca na escola e de desenvolver o gosto pela leitura:

  • Sessões de formação de utilizadores destinadas aos alunos dos 1.º e 5.º anos;
  • Exposição de textos publicitários alusivos à leitura e à biblioteca, criados pelos alunos do 6.º ano, na biblioteca da EBCS;
  • Reconto das histórias “O ponto” e “A Mimi vai à praia”, pela educadora Cristina Lares às crianças da Educação Pré-escolar, na biblioteca escolar da EBNA;
  • Apresentação da história “Era uma vez uma velha…” , pela Equipa das Bibliotecas Escolares aos alunos do 1.º Ciclo, nas bibliotecas escolares da EBNA e da EBASM;
  • “Degustação de palavras” – leitura expressiva de textos alusivos à alimentação, em todas as bibliotecas escolares, pelos alunos do 4.º ano que frequentam o Clube da Hora do Conto, pelos alunos do 2.º ciclo (sob a orientação dos professores de Português) e por alguns alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário.
sexta, 09 novembro 2018 14:53

Os alunos do 2º Ano de Escolaridade da Escola Básica Nuno Álvares e Escola Básica Aristides de Sousa Mendes visitaram, nos dias 6, 7, 8 e 9 de novembro, o Núcleo Museológico das Escolas Primárias do Município de Carregal do Sal, o qual fica instalado no antigo edifício designado por Casa de Escola Conde Ferreira.

Interagindo em cada sala visitada, os alunos observaram os artefactos antigos, o espólio exposto e os objetos e registos fotográficos existentes.

Para o sucesso da ação, contribuiu a beleza do espaço e a forma cuidada de todo o material exposto.

De um modo geral, a visita prendeu a atenção dos alunos, que se revelaram particularmente interessados. De salientar a postura, o interesse, o espírito de observação e a participação. 


sexta, 09 novembro 2018 09:40

No dia 5 de novembro, às 11 horas e 05 minutos, as crianças da Educação Pré-Escolar e os alunos do 1º Ciclo realizaram o exercício A TERRA TREME que pretendeu alertar e sensibilizar a população para a foram de agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, as crianças/alunos praticaram os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo – Baixar, Proteger e Aguardar.

Esta atividade incluída na área da Cidadania tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino.

No dia 8 de novembro, os alunos do Curso Profissional Técnico de Proteção Civil fizeram uma apresentação sobre a forma de atuação em caso de sismo, aos alunos das turmas do 1.º ano de escolaridade. De seguida, fizeram uma simulação/exercício de sensibilização para o risco sísmico. No final, os alunos demonstraram os seus conhecimentos, respondendo a um teste online e jogando ao jogo da Glória, sobre o que aprenderam.

Como comprovam as imagens, todos ficaram aprovados, a simulação foi um sucesso!

quinta, 08 novembro 2018 15:09

Numa iniciativa de articulação entre a Biblioteca Escolar e o Departamento do 1.º ciclo, no dia 06 de novembro, todos os alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, assistiram à apresentação realizada por José Fanha, acompanhado por Daniel Completo. Comunicador por excelência, José Fanha “contou e encantou” com alguns dos títulos da sua obra, recitou lengalengas acompanhado pelos mais novos e partilhou experiências de vida e memórias.

“Mão no chão e pé no ar” trabalha ritmos e sonoridades de raiz tradicional e, no que concerne aos poemas, explora a artesania das lengalengas, das rimas, das aliterações, para conferir um caráter lúdico ao uso das palavras e dos sentidos.

Todos os alunos vibraram com os poemas divertidos de José Fanha e com as canções de Daniel Completo, numa festa que desafiou os alunos a uma participação permanente com o corpo, a voz e a inteligência.

terça, 06 novembro 2018 14:59

O departamento da Educação Pré-Escolar (Escola Básica Nuno Álvares e JI Angelina de Sousa Mendes) promoveu diversas atividades lúdicas, alegres e de boa disposição com as crianças na semana de 24 a 31 de outubro com o objetivo de desmistificar medos do imaginário das crianças. Exploraram-se histórias, canções, poesias… Construíram-se diversos elementos relacionados com o tema (bruxas, fantasmas, abóboras, múmias, castelos, vampiros, etc).

O hall da entrada da Escola Básica Nuno Álvares foi decorado pelas seis turmas da Educação Pré-Escolar com motivos alusivos ao dia das bruxas.

No dia 31 de outubro todas as turmas realizaram um lanche divertido e saboroso.

terça, 06 novembro 2018 14:53

No âmbito do programa ERASMUS+, com o Projeto INOVAR – INcluir, Otimizar, VAlorizar & Reaprender: Flexibilizar para Rentabilizar,as professoras Ana Cristina Antunes, Aldina Nobre Mendes e Maria da Nazaré Brito, do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, participaram no curso “Grand Tour en Europe:  créativité, innovation, citoyenneté active et dialogue multiculturel”, que decorreu na cidade de Roma, em Itália, de 15 a 21 de outubro.

Esta primeira iniciativa contou com quinze participantes de diversos países, nomeadamente a Alemanha, Bélgica, França, Polónia, Bulgária e Eslovénia.

Partindo da metodologia investigação/ação, realizaram-se diversos ateliers e workshops em locais de interesse cultural na cidade eterna. Desses locais, salientam-se a Villa Farnesina, Palácio Massimo, Termas de Dioclesiano, Mercado de Trajano, Fórum Romano e Museu de Arte Moderna.

Este curso procurou transmitir aos participantes a forma de superar a lacuna entre a teoria e a prática, baseando-se no pressuposto de que é preciso abandonar o ensino puramente disciplinar e criar novas experiências educativas. Assim, o professor não deverá limitar-se à transmissão do conhecimento científico, mas fazer parte ativa da investigação com os seus alunos.

De facto, tratou-se do primeiro passo para a internacionalização do nosso Agrupamento neste programa Erasmus+, algo inovador e com a promessa de outras ações futuras.

terça, 06 novembro 2018 14:51

O projeto "Friendship Across Cultures", desenvolvido no ano letivo 2017/2018 nas aulas de Inglês com as turmas 9.ºA, 9.ºC e 9.ºE, ganhou uma Menção Honrosa no Concurso do Selo Europeu para as Línguas. Este concurso premeia iniciativas inovadoras na área do ensino/aprendizagem das Línguas.

Pág. 1 de 52