Oferta formativa 2017/2018

  • Clique para saber mais...

Webmaster

Webmaster

terça, 21 novembro 2017 15:06

Com o objetivo de manter, valorizar tradições, promover as relações interpessoais e proporcionar um saudável convívio entre toda a comunidade escolar, durante a semana de 6 a 10 de novembro, as crianças e alunos da Educação Pré-Escolar e 1º CEB do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal (Escola Básica Nuno Álvares, Escola Básica Aristides Sousa Mendes, Jardim de Infância Angelina de Sousa Mendes), acompanhados pelos respetivoseducadorese professores, realizaram múltiplas atividades relacionadas com o Outono, com as castanhas e com o dia de S. Martinho.

Foram exploradas histórias, textos, poesias, contos, bandas desenhadas e lendas; memorizadas e reproduzidas poesias, lengalengas, trava-línguas, pesquisa de quadras,  provérbios relacionados com a temática e canções. Elaboraram-se ainda diversos trabalhos de expressão plástica relacionados com as castanhas e a lenda de São Martinho: pinturas, ilustrações e construção de coroas.

No dia 10 de novembro as crianças/alunos comemoram o dia de S. Martinho com a realização do tradicional magusto: castanhas assadas, sumos e bolos.

Com a colaboração dos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, os alunos cantaram canções alusivas ao tema. Houve muita animação.

Esta atividade revelou-se bastante positiva e proveitosa, pois conseguiu-se aliar a aprendizagem à criatividade num momento de boa disposição e diversão. Os alunos mostraram-se muito participativos e ativamente envolvidos em todos os momentos de preparação e desenvolvimento das mesmas.

Participar em todas estas atividades e diferenciar as experiências, foram estratégias educativas que dispuseram para um enriquecimento cultural e partilha de saberes. Na vida das crianças/alunos, as tradições desempenham um papel fundamental no processo de socialização e formação da sua identidade cultural, que virão a ser a base para o desenvolvimento da cidadania, patriotismo e responsabilidade social, quando adultos.

Será uma atividade a repetir no próximo ano letivo.

terça, 21 novembro 2017 15:01

Na área de oferta complementar estamos a trabalhar a solidariedade. A tragédia que se abateu sobre o nosso concelho, e não só, veio ainda mais sensibilizar-nos para este tema. Quando a nossa professora nos informou que a RFM vinha, ao quartel dos bombeiros de Carregal do Sal, realizar uma emissão de rádio para promover as regiões afetadas pelos incêndios, concordámos todos em ir! O problema era termos de ir a pé! Mas afinal eram apenas dois quilómetros! Assim, no dia 17 de novembro, pelas 9h30, com a Dona Lúcia (assistente operacional), saímos da Escola Básica Nuno Álvares e fomos até ao quartel. Pelo caminho aproveitámos para relembrar algumas regras de segurança rodoviária. Como o tempo estava maravilhoso, foi uma linda caminhada!

No local fomos recebidos pelo José Coimbra e o Pedro Simões: os FridayBoyz. Ouvimos música, dançámos e cantámos, foi uma autêntica festa! Além da diversão, o nosso objetivo era agradecer aos bombeiros por toda a coragem, dedicação e todo o empenho demonstrado nestes últimos anos. Oferecemos uma lembrança simbólica (agradecendo desde já a Dona Sofia, assistente operacional, pela brilhante ideia): uma garrafinha de água com uma frase escrita por nós.  

Por fim ainda tivemos direito a uma visita guiada pelo quartel, vimos carros e experimentámos equipamentos. O regresso à escola ainda foi mais “Bombástico”, pois os bombeiros deram-nos boleia e fomos de carro de bombeiro!

De facto “É preciso não esquecer” o que aconteceu ao nosso concelho e ao nosso país neste ano de 2017, para não se repetir. Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos!

Um bem-haja à RFM e a todos os bombeiros deste país.

Os alunos e a professora do 4º C

terça, 21 novembro 2017 14:59

Os alunos do 2º Ano de Escolaridade da Escola Básica Nuno Álvares e Escola Básica Aristides de Sousa Mendes visitaram, nos dias 6, 7, 8 e 9 de novembro, o Núcleo Museológico das Escolas Primárias do Município de Carregal do Sal.

A visita foi conduzida pela Dr.ª Paula Teles e pela D. Rosa, as quais procuraram fazer um paralelismo entre a “escola atual” e a “escola antiga”.

Os alunos mostraram curiosidade pelo espólio exposto e contactaram com algum material existente, tentando “vivenciar/experimentar”; para alcançarem esse objetivo, utilizaram carteiras, lousas, ponteiros…

Com esta visita, foi promovido e valorizado o património cultural local.

quinta, 16 novembro 2017 10:08

O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente no dia 31 de outubro, tendo sido assinalado pela turma de Economia C do 12º ano através da apresentação de diversos trabalhos na biblioteca escolar.

Quatro dos trabalhos foram realizados e apresentados em suporte informático, sendo que dois deles se basearam na apresentação de medidas de poupança enquanto interagiam com o público, maioritariamente do 10º ano. Outro dos grupos também apresentou algumas medidas de poupança, mas através de uma espécie de teatro gravado pelas alunas do grupo respetivo.

Apesar de o Dia Mundial da Poupança ter sido criado com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de poupar dinheiro, um dos grupos alertou-nos para outra necessidade de poupança também importante, ou seja, a poupança de água.

Os dois restantes grupos apresentaram trabalhos físicos, um deles exposto somente na biblioteca com o tema “Como não cair nas armadilhas do marketing”, e outro, exposto pela escola inteira, que consistia em várias regras que se podem ter em conta para poupar.

 

José Barros (12º B)

 

No passado dia 31 de outubro, celebrou-se o dia Mundial da Poupança. No âmbito desta celebração, os alunos do 11ºB, da turma de Economia A, idealizaram um projecto, que teve como ponto de partida uma palestra, realizada durante a tarde, e cujo público alvo foram as turmas do 3º ciclo e do décimo ano da escola secundária de Carregal do Sal. Nesta palestra, explicámos o conceito de poupança e os seus principais objetivos, procurando alertar os alunos da sua importância enquanto consumidores. Esta atividade foi seguida de um jogo, realizado e alojado no Kahoot pelos alunos do 11ºB, que pretendia testar o público, avaliando os seus conhecimentos acerca desta temática. Por fim, cada vencedor do jogo recebeu um prémio. Esta atividade foi patrocinada pelas empresas locais Ripórtico, Autogaleria, Campus e Sanmed.

 

Os alunos do 11ºB

terça, 07 novembro 2017 14:33

No dia 29 de outubro realizou-se no Museum of Jewish Heritage – A living Memorial to the Holocaust, em Nova Iorque, uma Gala, promovida pela Sousa Mendes Foundation, a fim de homenagear personalidades americanas que se distinguiram em diversas áreas, sobretudo no apoio aos refugiados, seguindo a nobreza do gesto de Aristides de Sousa Mendes, na qual o Projeto UNESCO da nossa Escola esteve representado através da arte.

O desafio proposto, pela Sousa Mendes Foundation, à coordenadora do projeto UNESCO do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, professora Dores Fernandes, motivou a organização de todo o design gráfico, da responsabilidade da artista plástica Josefa Reis, amante da causa Aristides Sousa Mendes e colaboradora do mesmo projeto, que resultou na lembrança oferecida aos homenageados, com o contributo do aguarelista Júlio Rodrigues e da própria Josefa Reis, os quais executaram aguarelas da Casa do Passal em diferentes momentos - 2010 e 2017 - numa analogia entre o antes e o depois da requalificação do edifício que será o futuro Museu da Consciência.

Os elementos gráficos criados visaram homenagear o ator Michel Gill (das séries "House of Cards" ou "Mr. Robot"), filho e neto de refugiados que receberam vistos passados pelo cônsul português; o congressista de Nova Iorque, Jerrold Nadler, um crítico da recente ordem executiva de Donald Trump contra pessoas de países muçulmanos; Eva Fogelman, ativista, que nasceu num campo de refugiados, autora do livro "Conscience & Courage:Rescuers of Jews During the Holocaust"; Maggie Favretti, fundadora da organização "Students for Refugees", que ajuda refugiados na sua adaptação nos EUA; Neely Bruce eFelipe Propper, em honra de Eduardo Propper de Callejón, um diplomata que emitiu vistos no consulado espanhol de Bordéus. Durante a gala foi, ainda, apresentada uma parte da opereta "Circular 14: The Apotheosis of Aristides", autoria do americano Neely Bruce, que estreou em 2015.

Este evento contou com a presença de Gérald Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes e de membros da Sousa Mendes Foundation: a Presidente Olivia Mattis, o Presidente do Conselho Consultivo, Robert Jacobvitz, o vice-presidente, Leah Rozenfeld Fills e a tesoureira Mariana Abrantes. Estiveram, ainda, presentes vários convidados ilustres, incluindo o Embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Domingos Fezas Vital e esposa Isabel Fezas Vital; o Secretário-geral adjunto para assuntos jurídicos das Nações Unidas, Miguel de Serpa Soares; o Diretor da AICEP Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Manuel Miranda; o Presidente da Câmara de Comércio Portugal-EUA, Rodolfo Labrador e o Diretor da TAP Air Portugal, Carlos Paneiro.

A NYPALC (New York Portuguese American Leadership Conference) contou com o apoio de vários benfeitores, tais como o Executivo da Internacional CitiSuites, Fernanda Forman, o Chef Jose Meirelles, a Sogrape Evaton, Joey Bats Sweets, a Vista Alegre EUA, a Caixa Geral de Depósitos, o Banco BIG, Carlos Rodrigues  e o Embaixador de Portugal Domingos Fezas Vital e o Instituto de Arte.

 

A Equipa UNESCO

 Dores Fernandes e Josefa Reis

Fotos: Josefa Reis e cortesia da Sousa Mendes Foundation

segunda, 06 novembro 2017 14:36

    Na semana de 24 a 31 de outubro, o departamento da Educação Pré-Escolar (Escola Básica Nuno Álvares e JI Angelina de Sousa Mendes) vivenciou a temática abordando questões relacionadas com os medos do imaginário das crianças. Contaram-se histórias, poesias e lengalengas. Ouviram-se canções e dançou-se ao som de diversos ritmos musicais. Apareceram bruxas e outras personagens engraçadas: vampiros, fantasmas, sapos…

    Realizaram-se diversos trabalhos de expressão plástica: abóboras, castelos, fantasmas, aranhas, sapos, caveiras e bruxas.

    No dia 31 de outubro, cada Educadora de Infância e respetivo grupo de crianças, organizou um lanche alusivo ao tema. Foi uma semana divertida para todos os envolvidos nesta atividade.

segunda, 06 novembro 2017 14:26

            Na Escola de Cabanas de Viriato e na Escola Básica Nuno Álvares o Halloween não passou despercebido, muito pelo contrário, foi sobejamente festejado.

         O festejo foi antecipado com decoração pormenorizada como se pode apreciar pelas fotos. No dia 31/10/2017 com o objetivo de divulgar e recriar algumas tradições, usos e costumes dos povos Britânico e Americano, a professora de Inglês, na Escola Básica Nuno Álvares, acompanhou à viola os seus alunos do 3º que cantaram um tema em Inglês alusivo à festividade. Os alunos do 4º ano entoaram igualmente uma música de Halloween que foi coreografada pelos mesmos.

           Na escola de Cabanas, a professora de Inglês promoveu um concurso das abóboras a fim de estimular e desenvolver a criatividade dos alunos. Foi escolhida a abóbora mais atrativa, sendo atribuído ao seu criador um prémio diferenciado. Todos os participantes receberam um certificado de participação.

            Os alunos e toda a Comunidade Educativa estão de parabéns pelo seu empenho e entusiasmo em torno das atividades propostas e desenvolvidas. Assim, foi possível que tudo isto acontecesse no Agrupamento de Carregal do Sal.

Professora: Paula Cristina Santos

segunda, 06 novembro 2017 10:06

   Durante o período de 9 a 18 de outubro na Escola Básica Nuno Álvarese Escola Básica Aristides Sousa Mendes e Jardim de Infância Angelina Sousa Mendes, os alunos do 1.º ciclo e crianças do Pré-Escolar trabalharam o tema da alimentação saudável, no âmbito das atividades programadas para o “Dia da Alimentação” e do Regime da Fruta Escolar.

   Nas salas de aulas os alunos exploraram textos, poesias, lengalengas, canções, histórias,observaram diferentes alimentos erealizaram diversos trabalhos de expressão plástica. Todo o trabalho desenvolvido foi relacionado com a alimentação saudável,equilibrada, variada, de forma a incentivar o consumo de fruta por toda a comunidade educativa.

   No dia 18 de outubro, os alunos, professores e assistentes operacionais do 1.º ciclo da EBNA e da EBASM confecionaram a salada de fruta, a qual foi consumida no lanche da tarde, por todos os participantes.

   No 1.º ciclo, a atividade contou com a contribuição dos pais/encarregados de educação e Câmara Municipal de Carregal do Sal, os quais colaboraram com fruta, para que fosse possível a comemoração do “Dia da Alimentação” e ir ao encontro da execução das medidas de acompanhamento ao Regime da Fruta Escolar.

   As crianças da Educação Pré-Escolar exploraram histórias, canções, lengalengas, a roda dos alimentos e realizaram diversos trabalhos de expressão plástica relacionados com o tema. Construíram um íman para o frigorífico (em forma de panela) alertando a família para a importância do consumo de sopa. Nas salas confecionaram ainda espetadas de fruta e batido de leite e banana. As Educadoras de Infância dramatizaram para as crianças a história “A sopa verde”.

   As Escolas agradecem a colaboração de todos os que contribuíram para que os nossos alunos comemorassem este dia de uma maneira diferente.

            

quinta, 02 novembro 2017 09:48

Decorre de 2 a 20 de novembro, a Fase Agrupamento do Concurso Concelhio de Poesia, Prosa e Ilustração, este ano, subordinado ao tema “O meu planeta, a minha casa!”.Os trabalhos devem ser entregues nas bibliotecas escolares, até ao dia 20 de novembro.
A participação no concurso está aberta a todas as crianças da Educação Pré-escolar e a todos os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e Curso EFA, bem como aos pais e encarregados de educação. 

Regulamento do Concurso Concelhio

quinta, 12 outubro 2017 09:55

No dia 10 de outubro os alunos da turma C do 12º ano, dos Cursos Profissionais de Técnico de Equipamentos Informáticos e de Turismo Ambiental e Rural, do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, participaram numa caminhada pelo Percurso da Cova da Moira, promovida no âmbito do Projeto UNESCO “Dever de Memória”, para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, em colaboração com as docentes das disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Inglês. Foram, ainda, distribuídos folhetos sobre várias doenças do foro mental na Escola Secundária.

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconómicas, assim como combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica.

Eram objetivos desta ação: sensibilizar para as patologias do foro mental; fomentar estilos de vida saudável e valorizar o Património Natural, Ambiental e Histórico Local. Esta atividade contou com o contributo da Enfermeira Joana Carvalho, da Unidade de Cuidados na Comunidade Aristides de Sousa Mendes, que proferiu, in loco, uma motivadora palestra sobre doenças mentais e estilos de vida saudável, no sentido de combater os estereótipos e como forma de prevenção, a quem agradecemos a pronta e simpática colaboração. A intervenção sobre o património – Igreja Matriz de Currelos, Pelourinho, antiga Câmara e sepulturas escavadas na rocha – ficou a cargo das alunas do Curso de Turismo, o que lhes possibilitou uma experiência próxima da realidade do mundo do trabalho. Ainda houve tempo para observar uma nora, engenho, de influência árabe, que servia para tirar água de um poço, o pinheiro centenário e para um saudável e animado convívio.

O balanço da atividade pode considerar-se muito positivo, tendo sido alcançados os objetivos propostos. Ficou o apelo para que estes jovens sejam resilientes face às adversidades, pratiquem estilos de vida saudáveis e respeitem as pessoas com doenças mentais. De registar, também, a sensibilização para a assunção de atitudes de respeito pelo património natural e histórico que é de todos.

 

P’la Equipa UNESCO

Dores Fernandes

Fotos: Fátima e Mariana Lopes

Pág. 1 de 38